Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

masmorra bagunçada



o poder da Habilidade 

ola pessoas

esse espaço, masmorra bagunçada, e para que eu discuta ou fale sobre buracos no 3d&t, peço desculpas antecipadas porque pode ser que seja impossivel para vocês utilizarem esses meus textos pelo menos nesse post contudo peço paciência e talvez eles sejam interessantes para que você mestre possa equilibrar sua mesa.

a questão de hoje e o atributo habilidade, não e a toa que muitos tentam criar um atributo de inteligência ou sabedoria para substitui-lo a habilidade e um recurso apelativo, e os mestres a tornam ainda mais apela, sim mestre reclamão, pode ser duro de admitir mais pelo menos metade do poder da habilidade e você que da inadvertidamente.

uma breve explicação, muitos rpgs tentam seguir a formula D&D que ditou em muitos jogos as formas de ver os atributos, força e a capacidade fisica, constituição a resistência e vigor, destreza a coordenação e por ai vai. o 3d&t subverte esse conceito com menos atributos que funcionam de maneira diferente, as medidas dele e bem mais abstracta ligada mais ao jogo do mestre e sua necessidade  embora venha com números de equivalência (A5 mais armadura que um tanque de guerra) não conheço muitos que os levem em consideração quando narram.

Resistência não equivale a constituição, ela e a capacidade mental e fisica de resistir a dano ou efeitos, Armadura não e sua proteção mais a capacidade de se proteger, força ou poder de fogo são motores de dano principalmente e finalmente chegamos a habilidade, que agrupa o que seria nos outros jogos, agilidade, destreza e inteligência ou atributos semelhantes e simplesmente uma capacidade genérica de fazer "de tudo" por isso mesmo um atributo mais usado, sendo colocado para causar dano e também defende-lo o que aumenta ainda mais seu valor.

eu poderia dar aqui um enorme discurso sobre como ela e usada em muitas vantagens defensivas  em manobras e sendo um motor de movimento em combate, com habilidade alta ainda se criam o atleta Einstein  rapido agil e inteligente, capaz de resistir a dano e causar muito dano, e eu não vou dar dicas de como substituir a habilidade por demais atributos para equilibra-la, ao inves disso vou pedir para encherguem o que torna a habilidade ainda mais apelativa.

tem certeza que aquele tiro difícil que o arqueiro do jogo vai tentar dar, precisa de um teste de habilidade? não seria mais lógico um de poder de fogo? que representa a capacidade com a arma afinal.

tem certeza que aquele guerreiro brutamontes precisa de um teste de habilidade para abrir aquela porta? não seria melhor permiti-lo arrebentar usando uma ferramenta ou machado a mesma, pedindo um teste de força? nem todos precisam destrancar as portas ainda mais se for de uma masmorra e você tiver um ogre no grupo.

peça mais testes de outros atributos, peça mais pericias  se voce fizer isso nem vai precisar dar nerf no atributo habilidade, se você fizer isso vai conseguir o que muitos acham impossível  tornar o atributo habilidade menos útil na frente dos demais, fazer com que aquele personagem de H5, seja menos atraente que um de F2 H2 R1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário