Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Adaptação

Rokugan o Imperio Esmeralda

Introdução

Rokugan é uma grande nação cujo governo se orienta numa monarquia Imperial fundada a princípio pelo Kami Hantei, mas que ao longo dos séculos já teve três dinastias diferentes gerando Imperadores.

No início do Império, os oito Kamis que caíram do Céu encontraram a humanidade vivendo como animais. Eles prometeram darem a eles a luz da civilização se os humanos prometessem em troca jurarem obediência aos entes meio divinos diante deles. Assim, o Imperador Divino Hantei e seus sete irmãos e irmãs iniciaram a civilização rokugani. Hantei deu a cada um de seus irmãos e irmãs responsabilidades para que o nascente Império crescesse forte e belo. Os Sete Kamis então reuniram para si humanos cujas habilidades consideraram dignas para o dever que lhes foram entregues. Surgia assim a classe samurai.

Sociedade

A sociedade rokugani é dividida em castas. No topo desta escala estão os samurais dos Clãs, tidos como descendentes dos Kamis ou dos primeiros notáveis heróis a unirem força com eles. Além de terem funções militares, os samurais acumulam os papéis de líderes políticos, espirituais e não raramente intelectuais e artísticos de sua sociedade. Os samurais desfrutam de vários privilégios sociais, mas também portam a responsabilidade do bem estar e segurança geral do povo. É muito comum que se imaginem samurais como sendo guerreiros primorosos, ases no manejo da lâmina curva conhecida como katana. Isso também é uma verdade em Rokugan, mas os samurais daqui não se limitam apenas ao saber bélico. Vários samurais são estudiosos dos caminhos da pena e de outras artes tanto quanto são da espada, e as decisões e duelos dos mais diversos tipos travados nas altas cortes decidem tanto o rumo da História quanto ou talvez mais que as guerras de cerco travadas pelos bushis.

Além de se dividir socialmente em castas, o “continente” rokugani é dividido geograficamente nos territórios dos Clãs Maiores e relativamente poucas terras neutras, Imperiais e dos Clãs Menores. Cada Clã ocupa uma porção territorial que favorece o dever principal incumbido a cada um. Apesar de alguns momentos os Clãs concorrerem uns com os outros ou até mesmo entrarem em guerra declarada, eles continuam sendo unidades de uma mesma estrutura. O Imperador permite esses enfrentamentos dentro de sua nação para que os Clãs não se tornem fracos na arte da guerra, e deve zelar para que os conflitos sejam raros, rápidos e o mais imparciais possível. A princípio, conflitos armados, sejam duelos ou batalhas, devem ser o último meio de se resolver uma questão entre pessoas civilizadas. Mas, mesmo assim, eles não chegam à raridade de assustarem a população além do essencialmente óbvio para tal. Contudo, até mesmo na selvageria da guerra, samurais rokugani demonstram civilidade, cortesia e respeito pelo adversário. Caso algum Clã cometa abusos desnecessários sobre um oponente derrotado, ou arrisque a sobrevivência de outro Clã, as Legiões Imperiais têm plena permissão de intervirem no conflito.

"Bem vindo ao Imperio Esmeralda gaijin"


Rokugan é, acima de tudo, uma civilização com bastante orgulho de sua cultura e de sua História. De maneira geral, o misticismo e o sobrenatural são muito presentes em cada momento da vida de uma pessoa. As influências de ancestrais e de espíritos sobrenaturais é considerada intensamente principalmente pelas camadas intelectualmente elevadas da sociedade.

A Casta Samurai

A palavra “samurai” se traduz como “servo”, no sentido de que serem aqueles que servem primeira-mente ao Trono Imperial. Porém, várias pessoas podem servir de diferentes maneiras aos senhores dos seus Clãs (Campeões) e ao Imperador.

Aqueles que zelam primeiramente pelo estudo e aplicação do poder militar na esgrima, ou em qual-quer outra arte marcial, são chamados de bushis (“guerreiros”). Aqueles que estudam e recebem o dom de nascença de se comunicarem com os espíritos elementais e outras entidades sobrenaturais, são chamados de shugenjas (“sacerdotes”). Eles são homens santos respeitados pelo poder que manuseiam e como autoridades religiosas. Há também samurais que representam seus Clãs em reuniões e eventos de cunho primeiramente político. Eles são os cortesãos e funcionam como diplomatas, negociadores e porta vozes de seus Clãs. Apesar de inicialmente parecer um dever mais leve que os de suas outras contrapartes, a corte é um território complexo, cheio de convenções sociais e acordos voláteis onde uma palavra mal colocada pode ser tremendamente danosa para milhares. Alguns Clãs como a Fênix e o Dragão permitem que monges (que normalmente são incluídos na casta heimin) ocupem a posição de samurai. Apesar de eventos particulares como esses ocorrerem em alguns Clãs, isso ainda é extremamente raro e inconvencional.

Os Grandes Clãs

A princípio, os Clãs Maiores eram apenas sete, fundados pelos sete irmãos e irmãs do Kami Hantei. Porém, após os eventos do que ficou conhecido como Segundo Dia do Trovão, um Clã Menor recebeu a promoção a Clã Maior. O intrépido Mantis desponta entre seus irmãos mais velhos como símbolo de coragem e fibra de seus samurais que não têm vergonha de esconder sua origem humilde ou sua vocação náutica. Todo Clã tem igual autoridade em relação a outro, mas todos devem respeito e obediência ao Imperador, juiz e autoridade suprema em qualquer questão. A palavra do Imperador é Lei, e aos Clãs cabe fazer que ela seja cumprida em seus territórios.

Cada Clã é divido em Famílias. O termo “Família” não se refere necessariamente a um grupo de samurais com parentesco consanguíneo. Atualmente, praticamente não existem samurais que possam comprovar suas descendências com os fundadores

de suas respectivas Famílias. Essas Famílias foram fundadas por indivíduos que cada um dos Kamis fundadores consideraram excepcionalmente dignos nos primeiros dias do Império. Cada Família é lide-rada por um daimyo, que reporta diretamente ao Campeão do seu Clã, autoridade máxima em seu território.

A Família de um samurai determina o bônus de atributo que ele recebe como humano.

Clã Caranguejo: Os bravos e audazes seguidores do Kami Hida guardam as terras do sul do Império. Seu principal dever é vigiar para que nenhum monstro da região extremamente selvagem e maligna conhecida como Terras Sombrias ataquem Rokugan. Para isso, as Famílias do Caranguejo sustentam a Muralha Kaiu, um verdadeiro milagre da engenharia que se estende por milhas, e que é atacada quase diariamente por monstros que parecem saídos de pesadelos horrendos. Por causa da tamanha dedicação exigida por tal dever, samurais do Caranguejo não têm muito tempo ou não vêem muita utilidade para sutilezas ou os luxos da política. Assim, eles não fazem muito esforço para mudar a ideia que os outros Clãs fazem deles como brutamontes, beberrões, bárbaros e incultos.


Técnica de kenjutsu: armadura completa. Sempre que for atingido por um acerto crítico, você pode fazer um teste de Armadura. Se passar, o crítico será anulado, e você sofrerá apenas o dano normal.

Famílias. Tradicionalmente, o Clã do Caranguejo é comandado pela família Hida, conhecida pela sua força bruta e ferocidade, e tem como líder atual Hida Kisada, o “Grande Urso.” A família Kuni possui a única escola de shugenja do clã, e a Yasuki é constituída por políticos e comerciantes, e é o vínculo dos caranguejos com os outros clãs.

Hida: força bruta. sempre que você realiza um Ataque Concentrado (Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+72), além do dano aumentado você também ignora a Armadura do alvo.

Kuni: recuperar mana. Você é capaz de reunir as energias no ambiente para recuperar as suas próprias. Em combate, você pode gastar um movimento para recuperar uma quantidade de PMs igual à sua Resistência.

Yasuki: língua ferina. Você é um negociante treinado e conhece truques para se dar bem em uma negociação. Uma vez por dia, você pode conseguir um sucesso automático em um teste da perícia Manipulação.

Clã Dragão: De todos os Kamis, Togashi sempre foi o mais sábio, mas também o mais misterioso. À medida que cada um de seus outros irmãos recebiam os comandos de Hantei, Togashi simplesmente se dirigiu ao lado de seus seguidores para as montanhas do norte, e lá permaneceu, tendo muito pouco contato com o resto do Império. O Clã Dragão visa acima de tudo a busca pela Iluminação através da meditação contemplativa e da compreensão e vislumbre dos enigmas filosóficos do mundo físico. Seus samurais são os que exibem maior conhecimento da magia, salvo, talvez dos samurais do Clã Fênix. Seus shugenjas e monges não raramente são versados nos caminhos da luta também, porque para o Dragão, todos os caminhos cooperam para obter a Iluminação. Seus bushis também são os únicos que dominam a esgrima de duas espadas, um estilo ágil e estranho de luta para os samurais de outros Clãs.


Técnica de kenjutsu: lutar com duas armas. Você recebe gratuitamente a vantagem Ataque Múltiplo, ou, se já a possuir, gasta apenas metade dos PMs para usá-la (ou seja, cada dois ataques custarão apenas 1 PM).

Famílias. O Clã do Dragão é comandado pelo daimiyo da família Togashi, o misterioso Togashi Yokuni, e é conhecida também por abrigar a misteriosa ordem de homens tatuados conhecidos como Ise Zumi. A família Mirumoto é conhecida pela sua extrema adaptabilidade a qualquer situação, e os shugenja da família Agasha de maneira geral representam os dragões frente aos outros clãs.

Togashi: iniciativa aprimorada. Você recebe um bônus de H+3 apenas para rolar a Iniciativa dos combates.

Mirumoto: adaptabilidade. Você é capaz de se adaptar facilmente a qualquer situação. Gastando 2 PMs, pode fazer um teste de uma perícia que não possua como se a possuísse.

Agasha: recuperar mana. Você é capaz de reunir as energias no ambiente para recuperar as suas próprias. Em combate, você pode gastar um movimento para recuperar uma quantidade de PMs igual à sua Resistência.

Clã Escorpião: Quando Hantei distribuiu os deveres aos seus irmãos, um deles não recebeu desígnio algum. Pelo menos ao que souberam os seus outros irmãos. O Kami Bayushi reuniu para si humanos conhecidos por seus ardis e sagacidade. Nascia então o Clã Escorpião, sussurrado como uma gigantesca quadrilha de ladrões, trapaceiros e assassinos da pior espécie. Os samurai do Escorpião parecem fazer questão de avisarem a todos que não são confiáveis, nunca sendo vistos sem suas máscaras desde que o Clã existe. A verdade por trás dos boatos é que o Escorpião existe como uma força especial no Império. Sem dúvida que o Leão é poderoso e honrado para lidar com inimigos brutais, e ninguém ousaria dizer que as palavras da Garça induzem ao erro. Mas, como competir com aquilo que força e justiça não são suficientes? Para esses adversários o Imperador tem à sua disposição os contraditoriamente honrados samurais do Clã Escorpião. Eles são capazes de cometerem as maiores atrocidades, como espionagem, roubo, assassinato e chantagem para garantir que o Império esteja sempre coeso e forte. O “Clã dos Segredos” como é chamado dispõe de agentes informando cada passo de qualquer outro Clã ou associação no Império através de uma complexa e ágil rede. Se boatos são uma arma poderosa, então o Escorpião é sem dúvidas o maior mestre nela.


Técnica de kenjutsu: arma envenenada. Todos os seus ataques são considerados venenosos, como na habilidade Venenosa para armas mágicas (Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+120).

Famílias. As três famílias principais dos escorpiões são a Bayushi, dona da principal escola de kenjutsu do clã, e cujos boatos dizem possuir acordos secretos com os ninja; a Soshi, formada por shugenja de reputação sinistra; e a Shosuro, formada por diplomatas notáveis e traiçoeiros.

Bayushi: plano de ação. Você pode gastar um movimento e 2 PMs para analisar a situação do combate e realizar um plano detalhado de ação. Fazer isso concede a você um bônus de H+1 até o fim do combate.

Soshi: maldição aprimorada. Você pode usar a magia Maldição das Trevas, pagando o seu custo normal em PMs, mesmo sem possuir a vantagem Magia Negra. Se a adquirir, poderá usar esta magia usando PMs normais, ao invés de PMs permanentes.

Shosuro: língua ferina. Você é um diplomata treinado e conhece truques para se dar bem em uma negociação. Uma vez por dia, você pode conseguir um sucesso automático em um teste da perícia Manipulação.

Clã Fênix: No princípio do Império, alguns humanos se recusaram a obedecer os comandos dos Kamis. Mas nenhum deles ficou mais famoso do que o altivo shugenja Isawa. Por ter sido o maior shugenja de sua era e até hoje tido como o verdadeiro criador da maneira rokugani de se fazer magia, seus ensinos foram indispensáveis para tornar o Clã Fênix a maior potência em termos de magia e conhecimento sobrenatural do Império. A Fênix também desponta como um Clã governado mais por humanos propriamente ditos do que por descendentes de Kamis. A autoridade maior do Clã não é um Campeão, mas sim o Conselho Elemental, um grupo de cinco shugenjas, cada um representante de um elemento (Terra, Ar, Água, Fogo e Vácuo). Shiba, o escritor do Tao de Shinsei, o texto religioso mais conhecido de Rokugan, é tido como o Kami fundador do Clã Fênix, mas os integrantes de sua Família seguem o juramento que ele fez a Isawa, de proteger os seus descendentes. Assim, a Fênix apresenta uma incrível tradição que não é mudada há eras, mas também mostra um incrível valor do poder e do valor da vida humana.


Técnica de kenjutsu: dançar com os elementos. Treinado em conjunto com os shugenja do clã, você é capaz de invocar a força dos elementos para ajudá-lo em combate. Você pode gastar uma ação e 1 PM para aumentar qualquer característica em 1 ponto até o fim do combate. Esta é uma versão menor da vantagem Poder Oculto, que só pode conceder um bônus de +1 em uma característica de cada vez (mas você pode trocar a característica gastando outra ação e outro PM).

Família. O comando nominal do Clã da Fênix pertence ao daimiyo da família Shiba, Shiba Ujimitsu, e ela é também a única família dedicada à arte do kenjutsu, e por isso responsável pela defesa das fortalezas do clã. O poder de fato, no entanto, pertence ao Conselho de Mestres, dominado pela família Isawa. A família Asako, enfim, é conhecida como uma das maiores historiadoras do Império.

Isawa: recuperar mana. Você é capaz de reunir as energias no ambiente para recuperar as suas próprias. Em combate, você pode gastar um movimento para recuperar uma quantidade de PMs igual à sua Resistência.

Shiba: defesa contra magia. Você recebe um bônus de FD+2 e +1 em testes de Resistência contra quaisquer feitiços.

Asako: conhecimentos históricos. Pertencente a uma das maiores famílias de historiadores do reino, você possui grandes conhecimentos sobre diversas áreas científicas. Você pode gastar 1 PM para ter um sucesso automático em um teste de Ciências. Você pode utilizar esta habilidade uma quantidade de vezes por dia igual à sua Habilidade+1.

Clã Garça: Tida como uma das pessoas mais próximas ao Primeiro Imperador, a Kami Doji sempre foi a mais bela e gentil dentre os seus irmãos e irmãs. Foi ela e seus seguidores quem criaram e determinaram como funcionaria a maioria das estruturas sociais de Rokugan. Desde os sinais de cortesia mais básicos aos mais elevados parágrafos da Lei Imperial. O maior poder da Garça sem dúvida está nas arenas políticas, mas o talento de seus samurais na espada também não deve ser menosprezado. O marido de Doji, Kakita, o primeiro a ocupar o cargo de Campeão de Esmeralda, foi tido como o maior espadachim do início da História do Império, apesar dele se dizer apenas um estudioso das várias artes. Seus seguidores seguem o seu exemplo estudando com excelência as diversas belas artes ao lado da esgrima. A Garça é um Clã que zela pela beleza, mas se faz ouvir pela suprema excelência em seus atos.


Técnica de kenjutsu: iaijutsu. Você pode gastar um movimento para que o seu primeiro ataque – feito com um movimento fluido da espada – receba um bônus de F+3. Este bônus é válido apenas para o primeiro ataque de cada combate; depois disso, você deve seguir lutando normalmente. Trocar de inimigo durante a luta não é considerado um “novo primeiro ataque.”

Famílias. O Clã da Garça é comandados por Doji Satsume, o guerreiro-poeta mais conhecido do Império. Já a família Kakita é conhecida pela sua escola de kenjutsu, considerada a melhor de toda Rokugan. E os shugenja da família Asahina possuem uma das bibliotecas de magia mais extensas de todo o Império.

Doji: talento artístico. Você pode gastar 1 PM para comprar um sucesso automático em um teste da perícia Artes. Você pode usar esta habilidade uma quantidade de vezes por dia igual à sua Habilidade+1.

Kakita: estilo da garça. Você foi treinado em um estilo que valoriza os movimentos rápidos em combate. Você pode gastar um movimento e 2 PMs para realizar duas ações na próxima rodada.

Asahina: acervo superior. Você possui acesso a um grande acervo de feitiços para estudar, e pode começar o jogo com três feitiços extras além dos iniciais.

Clã Leão: O Kami Akodo foi o mais bravo e bélico de seus irmãos. Sua coragem e honra eram irrepreensíveis, e toda essa majestade e dignidade é refletida em cada um dos milhares de soldados que o Leão põe à disposição do Trono. Seus samurais são tidos como os melhores estrategistas e estudiosos da História do Império como um todo. Suas fortalezas mesclam excelentes instalações de treinamento ao lado de bibliotecas onde praticamente qualquer feito está registrado por seus escrivãos e historiadores. Combinando as incontáveis estratégias Akodo com a coragem e força da Família Matsu, o Clã Leão é tido como imbatível em guerra. De todos os Clãs, o Leão é quem mais zela pelos bons costumes e aplicação da tradição e da ética do Bushidô, escrito pelo próprio Kami Akodo. Bastiões de Honra e Glória, os samurais do Leão sempre são tidos como padrões de moral e liderança para os demais.


Técnica de kenjutsu: grito de kiai. Quando realiza um Ataque Concentrado (Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+72), você gasta 1 PM para aumentar a sua Força ou Poder de Fogo em +2 (ao invés do +1 normal). O seu bônus máximo passa a ser o dobro da sua Resistência.

Famílias. O líder do Clã do Leão é Akodo Tutori, conhecido como o maior estrategista do Império. A sua escola de kenjutsu ensina os benefícios da premeditação e planejamento ante à pura ação. Indo pelo caminho oposto, a família Matsu normalmente é comanda por samurai solitários, conhecidos pela sua ferocidade e ofensividade. Os leões de maneira geral também não confiam muito no poder da magia, mas a família Kitsu ainda busca educar os samurai do clã em técnicas sobrenaturais.

Akodo: plano de ação. Você pode gastar um movimento e 2 PMs para analisar a situação do combate e realizar um plano detalhado de ação. Fazer isso concede a você um bônus de H+1 até o fim do combate.

Matsu: força bruta. Sempre que você realiza um Ataque Concentrado, além do dano aumentado você também ignora a Armadura do alvo.

Kitsu: recuperar mana. Você é capaz de reunir as energias no ambiente para recuperar as suas próprias. Em combate, você pode gastar um movimento para recuperar uma quantidade de PMs igual à sua Resistência.

Clã Mantis: Como dito anteriormente, o Clã Mantis é mais jovem entre os Clãs Maiores, tendo sido elevado do posto de Clã Menor graças a uma barganha do líder guerreiro Yoritomo e sua Aliança dos Três Homens com o Trono. As terras do Mantis são as Ilhas da Seda e Especiaria, localizadas a leste da costa marítima de Rokugan. A própria sobrevivência lá exigiu que eles se tornassem exímios navegadores e marinheiros, tidos como tempestuosos e impiedosos mares de Rokugan. Apesar de extrema-mente orgulhosos de sua posição, os samurais do Mantis não esqueceram de suas origens, e são os que mais zelam pelo bem estar dos camponeses e outras pessoas menos afortunadas. O Mantis também é conhecido por ter uma incrível inclinação a não ligar para tradições que ele nunca fez questão de seguir. Seus samurais são conhecidos pela bravura, intrepidez e ousadia, mas também são facilmente estereotipados como marinheiros beberrões, agressores da tradição e piratas.


Técnica de kenjutsu: Ataque rápido, Você pode gastar uma ação e um movimento para atacar duas vezes no mesmo turno sem custo em pms.

Luta Ferina: não existem tradições familiares realmente fortes no Clã Mantis, mais todos são corajosos ou loucos para lutar mesmo em desvantagem, o Clã Mantis recebe bônus de FA e FD +1 ao lutar contra inimigos em vantagem numérica, o bônus se mantem no combate mesmo que a vantagem numérica se inverta.

Clã Unicórnio: Logo após os primeiros conflitos contra o Kami Corrompido Fu Leng, Hantei ordenou que a Kami Shinjo percorresse as terras além Rokugan em busca de perigos ou aliados ainda desconhecidos pelo Império. Pouco se sabe das buscas de Shinjo, mas sabe-se que oitocentos anos depois seus seguidores retornaram totalmente diferentes. Eles mesclaram costumes, armas e táticas rokugani com as dos diversos povos que encontraram em suas jornadas, e também trouxeram cavalos muito maiores e mais fortes que os naturais de Rokugan. O resultado foi uma força militar intimidadora baseada na poderosíssima cavalaria gaijin. O Unicórnio se considera melhorado pelas influências que sofreu, e ninguém pode negar o poder dos seus cavalos. Porém, não são raros os samurais de outros Clãs que não hesitam em apontar suas discrepâncias culturais como barbáries e tolices que caem por terra à luz da sabedoria de Shinsei e das Fortunas.


Técnica de kenjutsu: ataque em carga. Quando está sobre um cavalo, você pode se aproximar de um inimigo galopando e realizar um ataque mais poderoso contra ele. Esta manobra requer o uso de um movimento (pelo menos 10m) seguido de uma ação, mas dobra a sua Força para aquele ataque. Realizar uma nova carga contra o mesmo alvo requer que você gaste dois movimentos (um para se afastar, outro para realizar a carga).

Famílias. O clã do Unicórnio é comandado pela família Shinjo, cujo daimyo atual é Shinjo Yokatsu, “O Mestre dos Quatro Ventos.” As outras duas famílias de destaque são a Otaku, cujo estilo de combate prega as virtudes da rapidez e agilidade, e os Iuchi, família dedicada às artes shugenja que aprendeu diversos truques com os bárbaros do Oeste.

Shinjo: combate montado. Quando unido à sua montaria através da vantagem Parceiro, vocês dois adquirem traços da vantagem única Centauro: F+1, H+1 (apenas para corrida, fuga e perseguição), Combate Táurico e Modelo Especial.

Otaku: iniciativa aprimorada. Você recebe um bônus de H+3 apenas para rolar a Iniciativa dos combates.

Iuchi: percepção aguçada. Você pode comprar sucessos automáticos em testes ligados aos sentidos (como aqueles beneficiados por Sentidos Especiais) por 1 PM. Você pode usar esta habilidade uma quantidade de vezes por dia igual à sua Habilidade.

Kits de Personagem

De maneira geral, apenas dois kits são necessários para jogar em Rokugan: o bushi e o shugenja, ambos descritos mais abaixo. Um terceiro kit apresentando, ainda, é o ronin, um samurai sem mestre ou que foi expulso do seu clã original. Além deles, no entanto, o mestre também pode autorizar outros kits do Manual do Aventureiro Alpha que julgue serem adequados ao jogo. Boas sugestões incluem os kits Bárbaro, Cavaleiro (pertencente, obviamente, ao Clão do Unicórnio), Guerreiro, Mago, Mestre de Iaijutsu, Samurai e outros.

Você notará também que muitos poderes dos kits dependem do clã escolhido pelo personagem. Eles são descritos mais adiante, junto com as suas principais famílias, que também podem conceder alguns benefícios especiais. Obviamente, para pertencer a uma destas famílias, você deve adotar o seu sobrenome no seu personagem (e lembrando também que o sobrenome sempre vem antes do nome nos nomes orientais – por exemplo, Mirumoto Shiryu, Akodo Hayate, Shiba Takeda, etc).

Bushi
Exigências: F1, A1 ou PdF1; Patrono; Bushido (veja adiante).
Função: atacante ou tanque.

Bushi significa, literalmente, “guerreiro,” e, como deve ser bastante óbvio por isso, é o guerreiro tradicional de Rokugan. Com o apoio dos principais clãs do Império, eles possuem equipamentos de altíssima qualidade, e costumam ser mestres no uso da katana e do arco longo, o daikyu. Algumas vezes, no entanto, podem dominar o uso de outras armas e técnicas, incluindo técnicas de combate desarmado.

Os bushi costumam ser figuras impressionantes, usando armaduras vistosas e finamente trabalhadas, coloridas com as cores tradicionais de cada clã, e máscaras de aspecto demoníaco para intimidar os oponentes.

Kenjutso:  O personagem é treinado escola de kentusju do seu clã, e por isso conhece técnicas únicas com a espada. Veja mais adiante a técnica especial concedida por cada clã.

Tradição familiar:  O personagem pertence a uma família tradicional, e recebe um benefício especial por isso. Veja mais adiante as famílias de cada clã e os benefícios concedidos por elas.

Arma Favorita: ao longo de seu treinamento, você desenvolveu um gosto especial por certas armas. Escolha dois tipos de dano usados com suas armas. Com estes tipos de dano, você ganha FA+2. Você pode comprar este poder mais de uma vez. A cada compra, ele se aplica a dois tipos de dano diferentes.

Ataque continuo: Ao atingir um inimigo com um ataque e ele morrer, você pode continuar o ataque para outro inimigo adjacente ate o numero de sua H ou o numero de inimigos acabar.

Ronin
Exigências: Sobrevivência, Má Fama.
Função: qualquer.

O ronin é o samurai sem mestre, seja o andarilho solitário que aprendeu sozinho a arte da espada, seja um antigo membro de um dos clãs maiores expulso após algum acontecimento desonroso. Qualquer que seja o caso, ele agora ronda por Rokugan, apenas sobrevivendo dia após dia, ou então buscando alguma forma de recuperar a sua honra, ou ao menos se vingar dos responsáveis pela sua queda.

"Se preparando para batalha"


Ser um ronin, de maneira geral, é uma desvantagem social, pois você será discriminado e visto com desconfiança aonde quer que vá. Muitos ronin de fato abandonam completamente o bushido, vivendo no crime e na marginalidade, por vezes se estabelecendo com um séquito de seguidores em uma pequena vila e passando a governá-la com mão de ferro, até que um samurai de maior honra decida desafiá-lo e libertá-la. Outras vezes, no entanto, podem ser pessoas de fato honradas, que buscam prestígio, glória e, algumas vezes, até mesmo uma elevação ao posto de samurai, se conseguir cair nas graças de um daimiyo mais poderoso.

Acampador: Você sabe aproveitar ao máximo os terrenos onde acampa. A dificuldade dos seus testes de Sobrevivência caem em um nível (um teste difícil vira médio, e um médio vira fácil).

Kenjutsu: Você pertenceu a um grande clã no passado, ou foi treinado de alguma forma por um membro de um deles. Por isso, conhece a sua técnica especial, que deve ser escolhida entre as técnicas dos clãs descritas mais adiante.

Olho nas Costas: A vida como andarilho é difícil, e você aprendeu a estar sempre atento. Por isso, nunca é considerado surpreso (ver no Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+71).

Shugenja
Exigências: capacidade de usar magia; Patrono; Bushido (veja adiante), Fetiche, Xamã.
Função: baluarte ou dominante.

O shugenja é o praticante das artes místicas e sobrenaturais em Rokugan. Diferente dos magos ocidentais, eles não são propriamente arcanos ou divinos, mas sim uma mistura dos dois, pois, embora o povo rokugani não venere especificamente deuses de qualquer tipo, possui uma ligação mais íntima com os espíritos da terra, da natureza e dos seus ancestrais.

Magos shugenja também não costumam registrar seus feitiços em grimórios, mas utilizam pergaminhos para isso. Um shugenja pego sem a sua bolsa de pergaminhos está praticamente indefeso, incapaz de ter acesso aos seus poderes sobrenaturais, seguindo as regras da desvantagem Fetiche. Apenas shugenja muito poderosos, após anos de treinamento e prática, são capazes de realmente decorar os feitiços que conhecem, e dispensar o uso dos pergaminhos.

Magia natural: O personagem pode lançar feitiços que tenham Clericato como pré-requisito mesmo que não possua a vantagem. Outras exigências normais dos feitiços continuam valendo.

Tradição familiar: O personagem pertence a uma família tradicional, e recebe um benefício especial por isso. Veja mais adiante as famílias de cada clã e os benefícios concedidos por elas.

Treinamento shugenja: O personagem foi treinado em uma das escolas shugenja do seu clã, e por isso pode começar conhecendo três feitiços extras além dos feitiços iniciais.

O Bushido (-1 ponto)

O bushido é, literalmente, o caminho do guerreiro. Trata-se de uma série de códigos de conduta que todo samurai deve seguir, independente do clã a que pertença – mesmo os traiçoeiros escorpiões o seguem, ainda que possam distorcê-lo e reinterpretá-lo para se adequar aos seus próprios fins…

Em regras, o bushido é considerado um Código de Honra, e segue todas os regulamentos apropriados. Entre os seus princípios fundamentais está a lealdade absoluta ao seu daimiyo e ao clã a que pertencem; jamais recuar diante da morte ou demonstrar qualquer sinal de covardia; e sempre vingar uma ofensa a sua honra ou à da sua família.

"Força e Honra"



É claro, o bushido verdadeiro é bem mais complexo do que isso, mas, por fins de espaço e praticidade, podemos simplificá-lo nestes termos. Você pode pesquisar mais a respeito em sites de fãs ou sobre a cultura japonesa, se quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário