Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O Mestre da Masmorra


Mestres de rpg iniciantes costumam ter muita dificuldade quando vão começar as narrações. É complicado, eu sei, mas pelo menos para mim narrar e incrivelmente recompensador e divertido. Devemos lembrar, contudo, que excesso não é tão bom. Muitos jogadores parecem achar que o mestre terá infintas historias para narrar para eles, mas nenhuma mente suporta essa cobrança. Então amigo, de uma folga a seu mestre, mesmo que tenha receio narre um pouco, e talvez voce ache divertido. Se achar não precisa agradecer, e para tornar a tarefa mais agradavel eu vou dar agora umas dicas que consegui reunir em minha vida de narrador de rpg.

"de uma ajudinha ao jogador se ele não consegue se decidir"


Escolha um tema que agrade a todos os jogadores

A função do mestre é divertir os amigos com uma boa historia e se divertir a construindo, então de nada adianta voce criar uma historia fantástica que esta empolgado para jogar se os jogadores não quiserem ele, e tambem não adianta narrar caso voce não esteja gostando. Só existe uma maneira errada de jogar rpg, e essa é quando alguem não se diverte.

Prepare um jogo de cada vez

Prepare os jogos pensando no agora, o que acontecerá no agora, quais as cenas, encontros, amores, dramas e por aí vai. Não foque no final da campanha, procure tornar ela divertida ou então não terá nem a oportunidade de terminá-la. Eu já perdi varias campanhas assim eu sei do que estou falando, toda sessão tem sua importancia, lembre-se disso.

Não use monstros burros que pulam das moitas

Essa dica eu deixo aqui como uma teoria, uma coisa a se pensar, embora tenha aprendido como verdade absoluta. Encontros aleatórios nunca dão certo, as vezes até matam um jogo inteiro. Se voce esta procurando avidamente pelo templo de Zirigidum na floresta dos lagartos comedores de olhos, a última coisa que vai querer e encontrar com um grupo de goblins querendo seu dinheiro, ou a torta do cozinheiro do grupo. Vai tornar o jogo entediante e talvez arruinar a sessão inteira, as vezes até a campanha, pois depois de um encontro ruim ja perdi campanhas inteiras.

Não perca tempo criando fichas para todos os npcs ou coisas que não vai chegar a utilizar

Sim eu sei que a ficha do rei guerreiro pode vir a ser util talvez ele entre em combate, mas para que uma ficha com o histórico do taverneiro sobre sua infancia como plantador de batatas no reino de Giordia onde a principal fonte de renda são as batatas? O dono da taverna nem vai se abrir com os jogadores e dificilmente vai entrar em lutas, se ele se tornar um npc importante ai voce pensa em como era sua plantação de batatas. Até lá, ladrão canalha, prostituta gostosa e taverneiro encardido devem servir, então use os estereotipos.

Aprenda que a diversão e o mais importante no rpg, não as regras do universo ou as leis da fisica.

Diga sim aos jogadores, a não ser que seja algo realmente estupido, mas se um deles quer subir pela coluna do dragão e acertar os olhos dele com a espada, ou se agarrar no lustre e descer chutando a rameira que ia assassina-lo, não diga apenas "isso e impossivel" deixe o infeliz tentar, nos jogamos para ficarmos felizes afinal, evite que o "não pode" atrapalhe a diversão sua e dos jogadores, lembre-se, se um jogador quer ter um bebe dragão como bichinho de estimação a ideia pode ser boa, sempre procure pesar e evite dizer "não pode".

"não se esqueça você esta entre amigos então não fique acanhado, interprete"


Envolva os personagens na historia do cenario ou campanha

Os personagens são os astros, aqueles que iram salvar o mundo no final e chutar o rabo de Sauron na torre negra. Eles devem estar envolvidos na historia do jogo, e voce deve permitir isso. Ajude, dê ideias, e ao mesmo tempo, tente agradar as expectativas dos jogadores. Não é tão dificil, eu sei que voce vai conseguir.

Incentive a interpretação

Sempre que possível, incentive a interpretação dos jogadores, os permita descrever seus golpes, falar entre si e com npcs, etc. Acredite, o jogo fica muito divertido, mesmo quando sai um palavrão aqui outro acola, as vezes isso torna tudo ainda mais autentico

Converse com seus jogadores

Sempre que possivel, obtenha um feedback de suas sessões. Assim, voce conhece mais o grupo e os gostos dos jogadores podendo melhorar a cada sessão. Pergunte o que eles gostaram, o que não gostaram, pergunte o que talvez esteja faltando e pondere sobre ouvir as opniões deles. RPG é um jogo em grupo, afinal, e você mestre tambem é um jogador.

Divirta-se

As vezes, os mestresficam tão preocupados com calculos que esquecem de se diverti. Isso é o principal, senhores. Lembrem-se, não ha forma errada de se jogar rpg. A unica forma errada e quando alguem não se diverte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário