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quarta-feira, 18 de junho de 2025

Brigada Ligeira Estelar

 Bogatyr

Consegui comprar o novo livro de brigada ligeira, na verdade comprei no lançamento mais não consegui ler ele inteiro ainda, não é exatamente como se me faltasse tempo, me sobram contudo compromissos que não desejo remarcar, acredito que todos andam passando por isso, vicio em telas ao modo que você não consegue mais ligar o computador sem fazer 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo, pretendo tentar resolver esse problema que me aflige, além disso nosso pensamento anda tão acelerado que fica difícil se concentrar, nossa fica difícil ate dormir quando nosso pensamento esta a mil, mais bem, algo que notei no livro é que o bogatyr dos cossacos não é exatamente abordado, posso estar errado, como escrevi antes, não terminei o livro ainda contudo vi nisso um espaço para dar um pequeno pitaco sobre o robô que se tornou meu preferido por conceito, assim como os cossacos se tornaram meus preferidos no cenário ainda que seja complicado narrar para eles se as duas partes , jogadores e mestre, não estiverem bem em sintonia, bom vamos ao post, espero que gostem.

Minha Visão Particular

Dos robôs irregulares nenhum é mais frequente nos campos de batalha, mais temido e forte na base que o bogatyr, o robô dos cossacos, definido como um lanceiro que voa o bogatyr é descrito no primeiro livro de brigada ligeira como um construto feito para guerrilha, luta em planetas, uma maquina feita para o campo, para suportar as intempéries, também é citado que embora ele voe isso lhe consome energia e mau é usado em luta, analisando sua ficha ele não possui a aceleração dos hussardos o que indica que ele não alcança enormes velocidades ainda mais em voo, tudo isso fez minha imaginação correr um pouco e eu desenvolvi muitas ideias baseadas no descrito e em preferencias pessoais, o veloz e versátil hussardo eu imaginava como o de iguais características, nitro, do jogo metal warriors.

O Poderoso Havoc, modelo ultrapassado mais funcional 

Metal warriors é um dos jogos que mais gostava de snes, creio que seja famoso entre os fãs de jogos antigos, embora careça de uma historia com drama a jogabilidade é impecável e dentre os robôs vistos rapidamente havoc se tornou meu preferido, descrito como um modelo semelhante ao nitro só que de tempos antigos, talvez para referenciar Valken já que o robô desse jogo se move semelhante ao havoc, a velocidade desse robô em terra, a forma bruta de seus componentes, sua limitação em movimentação aerea, tudo isso me foi muito atrativo desde sempre então ele se tornou meu preferido, não sou tolo e sei que daria muito trabalho em certas partes pensadas para um nitro passar ainda assim fiz um esforço e tentei sempre que podia usar o havoc e quando conheci brigada ligeira imaginei o bogatyr como esse robô e com ele ideias que tinha para adaptações de metal warriors começaram a se fundir com brigada ligeira.

Zaku

Ao conhecer gundam não conheci os zakus imediatamente, o primeiro que tive acesso foi o wing e com ele os modelos lion, mais com o tempo apresentado aos zakus gostei bastante dos mesmos, robôs feitos em massa eles não possuem em conceito nada parecido com o bogatyr que é praticamente artesanal,

Com o bogatyr descrito como carregando uma marreta
esse rapidamente se torna uma ótima referencia
contudo ao ser exposto a artes variadas de gundam notei que os robos principais sempre correm para um nível de complexidade que costuma me afastar, cada vez mais asas, cada vez armas maiores, cada vez capacetes mais chamativos e cada vez mais jatos e armas únicas o que não parecia combinar com a ideia de um robô feito para combater em terra com eficiência e versatilidade, praticamente um modelo analógico, o que era diferente dos zakus com modelos em artes carregando rifles de assalto, precisão, sendo desembarcados em campos de batalha com paraquedas ou drops em containers, carregando machados, espadas ou alabardas, ou os chicotes que me lembram do mangual do havoc, a associação se tornou perfeita em minha mente e adotei o visual dos zakus para o bogatyr.

Construindo o Bogatyr

Não existem mais fichas base para os robôs, sendo eles recebidos de patronos ou comprados com 10xp, a construção de sua ficha segue umas regras parecidas com as de aliado do alpha ou seja o jogador passa a possuir 2 fichas, compras de modificações no futuro para personalizar ainda mais o modelo são possíveis, todo mecha possui contudo o arquétipo construto que custa 1 ponto e adciona a ficha as seguintes caracteristicas, Imune (Abiótico, Doenças, Resiliente, Sem mente), Bateria, Sem vida. Os mechas seguem regras de atributo nulo, os que são apenas pilotados não possuem H própria usando a do piloto.

O modelo bogatyr possui as seguintes caracteristicas.

Vantagens: Ataque especial, Sentidos especiais (infravisão, radar, visão aguçada), Voo.

Desvantagens: Restrição (incomum, não adequado a lutas no vácuo)

Escala: Gigante

Novos Upgrades

Apresentando aqui novos upgrades possíveis para os robôs, não precisando serem restritos ao bogatyr embora foram pensados tendo minha versão dele em mente.

Escudo Físico (upgrade menor)

Assim como o escudo de energia você usa um movimento e 2pms para ativar o escudo físico para ter ganho em todas as defesas, o escudo físico será quebrado ao ser atingido por um golpe critico contudo ira absorver o dano, não podendo ser usado novamente ate ser concertado o que exige oficina e profissionais, caso você engaje em luta antes de concertar o escudo ele não estará disponível.

Blindagem Reativa (upgrade menor)

Gastando 1 pms você pode ganhar contra ataques feitos a distancia um bônus de +2 em R para defender, a blindagem reativa é destruída completamente ao defender um critico também precisando ser substituída mas sendo mais fácil de fazer não precisa de local especializado para isso.

Ficha Basica de um Bogatyr

P3 H* R4

PM* - R20

Areas: 6

Vantagens: Ataque especial, Sentidos Especiais (infravisão, radar e visão aguçada), Voo

Desvantagem: Desvantagens: Restrição (incomum, não adequado a lutas no vácuo).

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