Pericias
Por mais que trancas se tornaram obsoletas por machados, furtividade "à moda antiga" ainda tem seu charme - e utilidade. |
Nem sempre a Power-Bazuca resolve tudo. Nem sempre o
problema é apenas reduzir a barra de energia do adversário. Sim, é estranho,
mas é verdade! 3D&T é um jogo de RPG genérico. Embora seus temas principais
sejam combates épicos contra monstros e torneios entre os melhores lutadores do
mundo, ele pode acomodar qualquer gênero e cenário — fantasia medieval, horror,
ficção científica e qualquer outro. Em alguns casos, contudo, os personagens
podem precisar de um pouco mais de realismo.
Perícias são parte desse realismo. Em aventuras do tipo
“heróis detonando inimigos o dia todo” os personagens não precisam de outras
habilidades — mas, em outros gêneros, aventureiros não sabem apenas lutar. Eles
são cientistas, espiões, detetives, médicos... ou seja, possuem outras
capacidades. Lutar continua sendo a principal habilidade para um personagem de
3D&T. Seu poder de combate é definido por suas características, vantagens e
desvantagens. As perícias são opcionais; nenhum personagem precisa tê-las. Mas
você pode, se quiser, comprar muitas perícias, reduzindo seu poder de combate
para poder fazer outras coisas.
As perícias podem ser usadas de uma forma mais
“cinematográfica” (qualquer personagem pode ser um grande expert pagando poucos
pontos); ou mais dura e realista (possuir muitos conhecimentos custará muitos
pontos). Dessa forma o mestre pode controlar o realismo em sua campanha.
Pontos de pericia
Essa idéia surgiu de uma discussão que ouvi outro dia quando
ouvi que os testes do sistema 3d&t começavam a quebrar após chegarem acima de 5, contudo o sistema
so deixa de funcionar normalmente, parando de dar dificuldades em testes, por
um ponto, a super valorização da Habilidade, no novo sistema proposto algumas
coisas iriam mudar. Fico relutante em postar alguma coisa referente a regras
novas, contudo espero pelo menos inspirar alguém ou ajudar para algum jogo mais
ou menos realista;
Subgrupos
As antigas Perícias são agora, na verdade, grandes grupos de
Perícias menores, abrangendo uma série de subgrupos. Durante a criação do
Personagem, o Jogador deve especificar qual subgrupo seu Personagem conhece.
Não é proibido inventar um subgrupo que não tenha sido citado na descrição da
Perícia (aliás, até recomendamos que os Jogadores façam isso), mas todas as
Perícias criadas pelos Jogadores devem ser aprovadas pelo Mestre.
Note a Perícia
Idiomas: ao gastar pontos com ela, o Jogador precisa escolher um idioma
específico. Nada impede que ele use mais pontos de Perícia para aprender outro
idioma, mas cada subgrupo deve ser tratado como uma Perícia separada.
Pagar um ponto de personagem te permite ter 3 de pericia,
cada ponto gasto em pericia aumenta ela em 1 ponto, funcionando aquele ponto
para testes, por exemplo, um personagem com escalada 3, fazendo um teste +1,
precisaria retirar em 1d6 4 ou menos para conseguir passar na escalada, o
limite para pontos de pericia e 5. nunca pode ser ultrapassado em nenhuma
pericia, sendo 2 o valor usual, o suficiente para você poder usá-la todos os
dias em testes simples sem precisar rolar dados. Todo personagem agora inicia
com 3 idiomas, o comum, um que aprendeu ou racial e outro que configura seu
contato com raças diferentes da sua, se uma cidade anã mantém contato intenso
com uma humana, os anões iram começar a aprender o idioma dos homens e vice
versa afinal.
Testando pericias
Normalmente você não precisa jogar dados para testar uma
Perícia — se tiver as ferramentas, instrumentos ou outros meios necessários,
você sempre poderá contar com ela. Para quem conhece Sobrevivência, encontrar
abrigo contra a chuva é coisa fácil. Contudo, diante de certas situações
complicadas (como abrigar-se contra uma chuva de meteoros, talvez), o Mestre
pode exigir um teste de Pericia — com
bônus ou redutores, de acordo com a dificuldade.
Em certas situações também é permitido a um personagem fazer
um teste para realizar certa tarefa mesmo quando ele não tem a Perícia
necessária. Claro que, neste caso, o teste será bem mais difícil.
Tarefas Fáceis:
personagens com a Perícia adequada não precisam de nenhum teste. Sem a Perícia,
um teste de –1 (ou outra Característica que o Mestre escolher).
Tarefas Médias:
personagens com a Perícia adequada fazem um teste de +1. Sem ela, um
teste de –3.
Tarefas Difíceis:
personagens com a Perícia adequada fazem um teste de –2. Sem a
Perícia, não são permitidos testes.
... mas o machado continua uma opção viável. |
Observação: As
Perícias tem subgrupos, você deve escolher apenas UM dos subgrupos
correspondentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário