1 - Cative os jogadores
Os jogadores ficam sem vontade de jogar com muita facilidade
se a aventura não for interessante. Seja surpreendente, dê certas viradas na
história quando eles menos esperarem (e estiverem bocejando). Faça-os tomar uns
sustos, descobrindo que seu melhor amigo NPC é um traidor ou que o seu grande
inimigo é na verdade um covarde assustado de quem eles deveriam ter pena. Se a
aventura ainda estiver no inicio seja dinâmico, coloque combates e permita que
os jogadores testem seus Personagens ou coloque-os em situações que eles iriam
gostar de estar para depois começar a rolar encontros aleatórios, pouca gente
gosta de encontros aleatórios. Crie um clima, focando bem cenas marcantes para
os jogadores se sintam dentro do jogo. Estes detalhes tornam a aventura mais
interessante para os jogadores, mas lembre-se de não querer fazer uma história
perfeita, isso nunca dá certo. Se esforce o máximo possível, mas o que der
errado deixe para trás. Esteja pronto para mudar o rumo da história ao menor
sinal de desinteresse.
2 - Megalomania
Cuidado! Você que está começando agora e pode ficar meio
empolgado com todo o poder que você vai ter nas mãos ( Meu Deus! Vou fazer um
antediluviano ). Lembre-se que você é um mediador, um narrador, não um carrasco
que tem que mostrar poder! Você tem que divertir os jogadores e guiá-los, não
espancá-los. É muito comum pro mestre iniciante fazer aqueles NPCs poderosos,
cheios de poderes e indestrutíveis. Só que os jogadores têm os seus defeitos e
qualidades, e não são super-heróis. Faça NPCs como eles! Um bom personagem é
aquele legal de interpretar, bem complexo, e não aquele cheio de poderes que
pode destruir o planeta.
3 - Não Seja Preguiçoso!
Existem mestres que querem que a aventura flua rapidamente
pra chegar onde eles querem (“Narrador: bem pessoal! Vocês viajam por um tempo
e logo chegam...”), e aí, todas as vezes que os jogadores arrumam um problema
que vai complicar tudo no meio do caminho, eles simplesmente deixam de lado as
complicações e entregam tudo de mão beijada para que os jogadores possam se safar
logo. Se o cara resolveu tirar a roupa no meio da rua, se isso for num país de
primeiro mundo, um policial com certeza vai detê-lo e vai levar o indivíduo pra
cadeia. Mesmo que com isso vocês percam um bom pedaço de cena.
4 - Esteja Preparado Pra Tudo!
Se você está rolando uma aventura que se passa em NY, que
tal você dar uma lida num livro sobre a cidade ou procurar algo sobre ela na
Internet? Se de repente o cara resolve que quer entrar num museu de arte em NY,
você sabe como é o tal do museu e não tem que inventar nada. Assim, evitando
que um cara que saiba mais que você te desminta depois. E se a aventura estiver
rolando na Idade Média? Que tal você manjar um pouquinho mais sobre este
período? Esteja preparado para qualquer pergunta dos jogadores e para qualquer
ação que você nem imaginou que eles poderiam fazer... E fizeram! Tenha todos os
livros e regras à mão, para poder agir de imediato, assim quando surgir à
pergunta, você pode dar a resposta na lata!
5 - Seja Criativo
Você tem que ser surpreendente, maluco, inovador, diferente!
Olha, apesar de vocês estarem rolando uma aventura nos EUA ou até no Brasil,
por exemplo, que tal o presidente que os jogadores vão encontrar ser um
personagem que você criou, ao invés do Lula ou o FHC? Pense até que ponto você
quer usar realidade demais na história, o entretenimento da sua criatividade
pode ser legal, se for na idade media tente apresentar o principal conflito
rapidamente , como boato ou como historia de bardos, sua criatividade ira
ajudar muito a sua aventura...
6 - Seja Imparcial
Falar desse tema sempre é muito difícil, mas vou tentar,
procure sempre pensar antes de dizer “você morreu”, quando você é amigo de
longa data de um dos participantes da mesa, mas nem por isso você vai aliviar a
barra do cara. Procure manter o meio termo, não pendendo para um lado. Uma
técnica que costumava utilizar quando estava começando a mestrar era “rolar um
dado de sorte a cada 30 mim de jogo”, o dado pode ditar as regras do jogo, caso
esse dado tenha um resultado baixo coisas ruins começam a acontecer, caso seja
alto, coisas boas... Mas lembrando, imparcialidade é apenas bom senso em mesa.
7 - Deixe os jogadores agirem
Meu, eu sei que você planejou esta história até o final, com
todo o carinho e dedicação... Mas pode ter certeza que vai aparecer um jogador
super criativo e vai dar um jeito de mudar totalmente o rumo das coisas,
resolvendo uma das tuas tramas de modo tão fácil que você vai ficar sem reação.
Como diz a dica 4, esteja preparado para tudo... Só não vai dar um jeito de
detonar o que o moleque fez e voltar a tua história. Ele vai se sentir um nada.
Não esqueça que o RPG é um jogo só com começo, porque quem faz o meio são os
jogadores, até chegar ao fim, que muito provavelmente vai ser totalmente
diferente do que você imaginou. Deixe a aventura correr solta! O mais legal de
ser mestre é o desafio de inventar algo novo a cada minuto!
"Tremam diante de AAAHHHGG.... MALDITO ATAQUE FURTIVO"
8 - Seja o meio-termo
RPG é diversão! Não seja um mestre muito sério ou metódico
que tira pontos ou distribui balas perdidas aos jogadores que tiverem soltado
uma piadinha. Mas também não afrouxe muito. Tem aquela pessoa que quer
transformar o jogo num show humorístico, e não é assim. Fique no meio-termo e
tudo vai se resolver.
9 - Ajude os iniciantes
Pior do que um mestre que se acha é aquele que acha que todo
mundo tem de saber tanto quanto ele. Cara, você também já foi iniciante um dia!
Ajude quem está começando a entrar no clima... Dá um desconto pros caras! E vou
te falar: não deixe que os jogadores mais experientes se aproveitem da
inexperiência de quem ta chegando agora e tripudiem do cara! Se liga!
10 - Esqueça os Dados
Se você ficar se apegando muito, as rolagens de dados e às
regras o jogo vai ficar um porre. Tente só usar os dados quando estritamente
necessário. Privilegie a interpretação e o seu bom-senso. Se o personagem do
cara é um artista de circo e quer pular de um sofá pro outro, você vê
necessidade de rolar um dado? Eu não! E se o cara tem uma excelente
interpretação e um papo perfeito pra convencer o guarda a não cobrar a multa,
você acha que vai rolar os dados para isso? Boa diversão...
Bem essas são os principais tópicos a serem ditos para um
mestre iniciante, e vale lembrar que alguns experientes também esquecem.
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