Kits
Esse espaço, Masmorra bagunçada e para que eu discuta ou fale sobre buracos no 3d&t, peço desculpas antecipadas porque pode ser que seja impossível para vocês utilizarem esses meus textos, pelo menos nesse post eu peço paciência e talvez ele venha a ser interessante para que você mestre possa refletir e equilibrar sua mesa.
"Muito bem, eu acho que vou ter que mudar um pouquinho esse kit de berserk amigo"
Muitos mestres balanceavam isso de forma própria de diversas maneiras que não entrarei em mérito aqui, contudo víamos mais gente atrás dos kits por combo de vantagens e perícias que pelo kit em si, assim como muitos dos que diziam que no turbo eram melhor reclamam hoje, quem não conhece alguem que foi ninja para ter, invisibilidade, adaptador e poder comprar esportes, crime e sobrevivência por 1 ponto cada? ou quis ser swashbuckler pelo combo de ótimas vantagens mais a Rx7 pvs? Alguns dizem que isso era assim para forçar um modelo de grupo semelhante ao antigo D&D, 2 e 3 edição, onde o grupo precisava de um combatente para cada outro integrante do time, alguns que estão com a noção de que um grupo perfeito precisa de atacante, dominante, baluarde e tanque somando 4 jogadores acharam estranha a ideia de que para um grupo que tenha por exemplo, um clérigo, um mago, um ladino e um bardo, va precisar de 4 lutadores entre leves e pesados para se manter com força total, mais era assim que era, pelo menos essa parte tem razão de reclamar atualmente, os inimigos não eram burros para num grupo de 4 pessoas ignorarem os 3 fracotes e focarem no que aguenta dano, era preciso fazer uma verdadeira linha de defesa para proteger seu mago, clérigo, ladino e as vezes um arqueiro com pouca defesa embora mesmo isso fosse pouco usual.
claro que os kits de hoje em dia quando dão força extrema o fazem de maneira absurda, como o clérigo de kallyadranoch, que possui a maior força entre os servos dos deuses e nenhuma restrição, mais possuímos exemplos de fraqueza a dar raiva, como a transformação do druida, onde 1 vez por dia ele vira um animal, sua ficha não muda e ele consegue apenas 3 sentidos especiais, visão aguçada, audição aguçada e faro aguçado, isso e ridículo, porque pagar 1 ponto para ter esses sentidos especiais apenas 1 vez por dia em alguns momentos se poderia pagar o mesmo ponto para te-los a todo momento? o novo manual e cheio de exemplos bizarros desses mais os mestres não se preocupam como antes em concertar o que esta fraco demais, muitos mestres perdiam a cabeça pensando em como fortalecer os magos, agora só vejo mestres tentando enfraquecer kits apelativos e deixando os fracos pra lá, se você mestre que esta lendo isso se identificou, seja honesto com seus jogadores, fale sobre a dificuldade de tolerar tanto kits fracos quanto fortes demais pois a dificuldade nos dois, talvez peça ajuda, faça a transformação em animal do kit druida mudar alguma coisa em números ou vantagens, faça o clérigo de kallyadranoch mudar apenas uma característica sua com seu poder, representando uma parte do seu corpo que ele transformou na de um dragão, exemplo escamas de dragão para aumento em A, seja justo com seus amigos, todos querem jogar rpg para se divertir afinal e se der certo para você, não precisa agradecer.
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