Powered By Blogger

sábado, 9 de agosto de 2025

Dolmenwood

Dolmenwood

 Anões do Musgo

Viajantes perdidos encontram uma pequena vila, a floresta era cheia de perigos e não havia druidas na região, caçadores ou mesmo guias para a próxima área além de um comerciante ou outro que poderia mostrar o caminho em troca de segurança, aquele pequeno grupo que se perdera em uma área estranha após debandar de uma guerra, todos os 4 sendo guerreiros estavam sem clérigos e sem quem pudesse lhes fornecer poção de cura, enquanto falavam ao taverneiro esperando encontrar quem os vendesse poções, o homem com um daqueles sorrisos satisfeitos de quem gosta de saber mais que os outros e se gabar disso fala.

- Ervas de cura? Ah sim sim, sei quem pode os ajudar, os verdinhos da orla - falava ele vendo a confusão nos aventureiros e continuava - Não conhecem os anões do musgo? Bom eu lhes conto, vivem no coração da floresta onde o musgo engole as rochas, alguns acham que nascem de troncos apodrecidos mas eu acho que surgem de buracos no chão, sim sim buracos, são parte da floresta tanto quanto as raízes grossas das arvores então vai ser difícil trombar com um aqui.

- São bons em barganhar e melhor ainda fazendo cerveja e queijo, eu compro minha cerveja e meu queijo deles, ah podem beber tranquilos - dizia enquanto alguns do grupo afastavam os copos da sua frente - E nem ousem fazer isso na frente de um deles é um enorme desrespeito, quem falta com o respeito devido acaba perdido na mata e vai ter sorte se só se integrar ao chão... como se sabe se você irritou eles? bom ouvi falar que esses ouvem um murmúrio vindo das rochas a noite, é Mogba o deus deles e já ouvi de um mercador que quando Mogba fala a floresta inteira ouve.

- Então vamos indo? Falei que ia lhes mostrar onde vivem, então vamos indo, como eles parecem? De que isso importa? Bom Eles são pequenos e robustos, pele grossa e sangue espeço como se sua pele fosse feita de casca de arvore e seu sangue de seiva, quando falam você sente cheiro de terra molhada e eu juro que já vi um conversar com um corvo como quem conversa com um vizinho. Falando em vizinho o meu jura que já viu os cogumelos que crescem no corpo de um brilharem de noite, sim isso mesmo, cogumelos, eles cultivam fungos e cogumelos no próprio corpo agora vamos indo não percamos tempo.

Como São Os Anões

Vivendo nas profundezas do solo onde o ar nunca fica seco e o perfume terroso dos fungos sempre é presente vive os anões do musgo, um povo tão antigo e venerável quanto a floresta, com um corpo robusto e resistente como anões mais comuns nas fantasias com algumas diferenças como a carne fertil de onde nascem fungos e musgos esses seres se mostram estranhos a jogadores mais acostumados ao povo guerreiro das altas fantasias. Com corpo coberto por líquen, musgo e cogumelos, com barbas longas e verdes que lembram samambaias e com a cor de sua pele variando entre a cor de terra e a um verde esmaecido das folhas, os Anões do musgo não parecem o povo que escava a terra em busca de ouro, ferro, joias e mithril de outros cenários, parecem bárbaros perdidos em charcos, desinteressantes num primeiro olhar preconceituoso.

"Eles não são grandes artesãos das rochas
mas ainda criam coisas impressionantes"

Anões do musgo assim como os mais inspirados em visões tolkienianas são grandes artesãos, não das pedras, mais da vida em si. Suas tocas tal como a dos Hobbits são escavadas no solo mais sustentadas por paredes de fungos e musgos, variações dessas plantas que eles conseguem fazer crescer criam a sustentação em suas casas, o piso macio onde descansam os pés cansados e mesmo as tochas e iluminação geral, especialistas em criar cerveja, queijo, carne envelhecida e diversos outros produtos que exigem fermentação ou envelhecimento. Costumam trocar essas mercadorias de alta qualidade por tecido, ferramentas ou mesmo informação, isso é, quando não é um anão do musgo que é o mercador, sua fama como artesãos os torna queridos e bem recebidos em todos os lugares, algumas superstições sobre hospitalidade ajudam.

Assim como anões mais tradicionais de outros cenários a sabedoria paciente é a marca desses seres, suas vidas são longas e seus métodos de cultivo e arte também, sua conexão com o mundo natural lhes da habilidades estranhas em comparação com os povos de pedra e ferro, fungos mágicos crescem em seu corpo o que os torna facilmente capazes de manipular magia, praticar herbalismo sem necessariamente possuir um jardim e manipular o estranho glamour das fadas, eles podem falar com pássaros e entender a língua deles normalmente, gostando de falar com aqueles que são mais inteligentes e os fumos que acham ou cultivam abrem a percepção a nível sobrenatural.

"Otimos herbalistas, comerciantes,
caçadores e magos."
Apesar de alguns fazerem reverencia a igreja do deus único da fé humana, entendendo sua filosofia e concordando com ela, a grande maioria reza para Mogba deus da floresta e subterrâneo, entendendo a obscura divindade como a floresta em si, prezando por seu equilíbrio e pedindo para que seus passos silenciosos não cruzem com os grandes perigos escondidos na penumbra.

Vantagem Única: Anão do Musgo 2 pontos.

Carne Fértil e Simbiose Fungica: Graças aos cogumelos crescendo em seu corpo os anões do musgo conseguem fazer diversos efeitos mágicos. Podem usar a vantagem "Cura" vista no manual do defensor livremente, magias que causem estados positivos como a marcha da coragem, negativos como cegueira ou que curem aliados podem ser usados pela metade do custo em pms, graças ao seu corpo que é resistente, meio animal e meio vegetal, venenos de diversos tipos e outras aflições mesmo de origem magica costumam falhar contra eles, para testes envolvendo resistir a paralisias, envenenamentos e controle mental, natural ou magico, o anão do fungo ganha sempre um bônus de +1 na resistência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário