Roda das Cores
Particularmente acredito que muita coisa dos rpgs, mesmo com cenários e jogos diferentes, pode ser com as devidas modificações, transportado para outros cenários, cthulhu funcionaria na idade das trevas mais claro que o clima seria diferente, star trek poderiam ser viagens de navio e por ai vai.
Magia sempre foi para mim algo difícil de esquematizar, na verdade procuro encarar ela como algo místico em meus jogos contudo sei que não funciona assim para jogadores, se eles não souberem exatamente o que a magia é capaz de fazer então o jogo não funciona, sabendo disso pensei se poderia esquematizar magias baseadas em varias idéias e uma das que mais veio em minha mente é a roda das cores de Magic.
A roda das cores corresponde a escolas de magia, como tal possuem não apenas disciplinas diferentes mais também filosofias diferentes assim como estratégias. Quando Magic foi criado a noção das cores representarem algo diferente já existia, não era apenas para o jogo “ficar bonito”. Claro que a idéia original possuía um numero grande de contradições, com o passar dos 30 anos de idade de Magic as definições das cores foram melhor estruturadas em valores e objetivos bem fixados, hoje temos um aspecto verdadeiramente filosófico envolvendo as cores do Magic.
Usar um sistema de magia baseado nas cores de Magic exige o conhecimento prévio de algo bem estabelecido hoje, as cores não possuem juízo de valor elas agrupam características que podem ser tanto boas quanto ruins, magia em Magic é inerentemente neutra cabendo ao mago usá-la como realmente desejar.
As cinco cores de Magic representam uma serie de emoções e conceitos que podem nortear como as magias funcionam e no jogo de fato o fazem. Dito isso vamos começar
Branco
O branco representa a igualdade, ele deseja igualdade, harmonia e paz, alguns diriam justiça mais não, justiça é um conceito moral, podemos dizer que igualdade aplicada para o bem o que não corresponde exatamente ao conceito da cor, tais conceitos podem ser usados para o mau também, todos sabemos o problema que é igualdade levada ao extremo pois o mundo trabalha com diferenças e mesmo as pessoas são diferentes, magias de cura, banimentos, auras positivas e negativas e ligadas ao controle de multidões costumam ser brancas.
O branco também lida com a ordem, na filosofia do branco se todos estão de acordo com seu papel e todos trabalham pelo mesmo fim haverá paz, por isso controle de multidões costuma ser ligado ao branco, magias de comando que fazem o alvo fazer algo ou o proíbem de fazer algo mais não controlam sua vontade também são brancas, pois a questão não é controle mental e imposição pela força da ordem.
A magia branca é facilmente relacionável a magia azul e a verde. Verde por noções de comunidade, embora paz não seja um objetivo da escola de magia verde, tradições e comunidades são uma de suas fontes de poder e comunidade funciona melhor com ordem, com as coisas funcionando como devem funcionar, o azul por outro lado não esta necessariamente em conluio com a idéia de comunidade mas a paz o atrai, a escola azul busca por conhecimento e isso precisa de ordem e paz para ser buscado.
Azul
O azul representa a busca pelo conhecimento, não exatamente a inteligência mas a busca pela mesma, o mentalismo, raciocínio e a busca de soluções através de recursos mentais representam essa cor, leitura de mentes, magias que geram recursos e ligadas a criação de artefatos costumam ser azuis assim como contra mágicas.
As crenças do azul determinam que cada pessoa pode e deve atingir seu potencial total, essa parte também ajuda eles a se relacionarem com o branco, pois o azul também gostaria que o mundo fosse o melhor possível e o conhecimento é a melhor forma de fazer com que todos evoluam e o mundo também mesmo que ele seja conseguido de formas pouco ortodoxas, manipulação de informação, troca de segredos e mesmo roubo de informação também são do espectro azul da magia.
Tais conceitos fazem com que essa cor de magia seja também ligado ao aspecto tecnológico, magos azuis também costumam virar mecanistas com certa facilidade. Esse conceito de melhorar a si mesmo atrai muito o preto sendo uma das cores que também fortalece a magia azul embora o mesmo não esteja necessariamente interressado em ajudar o meio, lichs de ferro dos reinos de ferro seriam ótimos exemplos de magos pretos e azuis.
O que costuma não combinar com a filosofia da escola azul de magia é o aceitar de dogmas, o avanço moroso das coisas e a explosão dos sentimentos e sua impulsividade, a natureza de pensar antes de agir e de melhorar as coisas existentes mesmo que isso se resuma a si mesmo, faz com que a magia azul normalmente seja incompatível com a verde e a vermelha.
Preto
O preto representa a ambição, não exatamente egoísmo, isso é juízo de valor, a ambição do preto é menos “tudo para mim” e mais maquiavélica, o mago preto consegue o que busca pagando o preço que achar justo para isso, devido a tais coisas é fácil fazer um vilão preto, mas a idéia de se sacrificar e sacrificar recursos para o bem próprio não é inerentemente ruim, magias que consomem vida , sua ou de aliados, para fazer algum efeito costumam ser pretos.
A filosofia do preto envolve ignorar os demais e fazer por você próprio antes dos outros, a sua noção de magia costuma não funcionar com magias brancas e verdes, se você pode fazer algo e faz menos para se igualar aos outros é inaceitável, assim como se podar de vantagens em nome de tradições ou por dogmas os magos pretos ignoram a existência de moral e bons costumes, eles não desejam quebrar essa noção, mais não se importam se estiverem fazendo isso.
O vermelho e sua paixão e desejo atrai o preto embora ignore a direção de ser controlado pelos sentimentos, já a magia preta se relaciona bem com a azul pelo desejo de seus magos pela perfeição a diferença é a direção dessa perfeição, o azul costuma direcionar a todos que possam buscar e ao preto é para si. Tais noções costumam ser assustadoras para os inimigos dos magos pretos, como enfrentar alguém que não tem freios? Que alegremente se mutila para vencer seus inimigos?
Vermelho
O vermelho é a paixão, agir primeiro e pensar depois, deixar as emoções guiarem, raivas serão avassaladoras, amores serão intensos, ódios serão destruidores e lealdades serão para sempre, muito voltado a fazer as coisas por si só, os efeitos diretos costumam ser vermelhos.
Uma das maiores ambições dos magos vermelhos é a liberdade, seguir as emoções envolve buscar o que deseja e para buscar o que deseja eles precisam ser livres, se eles acham que tem algo certo eles apóiam, se acham que esta errado ele interfere, se quer algo ele pega, o caos é belo para os magos vermelhos, tanto os bons quanto os maus vêem beleza na desordem, como eles lidam com as conseqüências e que tipo de desordem para eles é aceitável costuma ser o que diferencia os magos vermelhos bons dos maus.
Os magos vermelhos detestam qualquer atitude que diminua a importância dos sentimentos, lógica e razão é algo superestimado para eles, a magia vermelha costuma lidar mau com noções de ordem e métodos, ordem pois envolve seguir regras algo que eles em absoluto desprezam e métodos porque planos são algo que eles ignoram. Desse modo o vermelho lida mau com o branco e o azul.
As magias verdes e pretas se ligam melhor as vermelhas, os métodos de conseguir o que precisa atraem o vermelho para o preto embora ignorem a ambição egoísta comum ao preto, e embora ignore o apego a tradição e comunidade dos magos verdes, o vermelho gosta da força que eles possuem por sua ligação com a natureza e a noção de igualdade natural do verde para os magos vermelhos é elegante.
Verde
O verde representa natureza e tradição, paciência e natureza, ela é a mais neutra de todas as cores com uma equivalência única para o bem e para o mau, ele lida com conhecimentos antigos e com monstros mais naturais, invocações costumam ser verdes.
As demais cores mágicas costumam lidar com o mundo para modifica-lo, os magos das demais cores desejam tornar o mundo um lugar melhor para os próprios, os verdes não, eles vêem o mundo como um lugar perfeito e que todos temos função no ciclo dos acontecimentos. A crença na perfeição do mundo costuma ser visto como fraqueza para as demais artes o que não é necessariamente verde.
A ligação direta do verde com a natureza é o que permite buscar recursos e por incrível que pareça, a ligação do verde com o mundo o permite usar a natureza para buscar poder das outras artes mágicas.
O respeito pela paixão, a capacidade de buscar o que deseja mesmo em outras artes mágicas é mais uma das razões que atrai o vermelho para o verde e eles respeitam isso também assim como a selvageria e noções de igualdade citadas anteriormente, e a aceitação do mundo como ele é alem do respeito a tradições faz o branco aturar o verde e ver nele um aliado.
Para a magia verde tudo que o homem faz para alterar a natureza é uma abominação, se o mundo é perfeito então não deve ser mudado, a noção de aprimoramento do azul é para o verde algo detestável em função que não existe nada para ser aprimorado tudo que existe é para existir como esta no momento, isso também costuma o afastar do preto pois ele vê a insatisfação do preto com o que tem como infantilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário