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quarta-feira, 30 de agosto de 2017

O Mestre Da Masmorra

Dark Souls, Cenário Inadaptável?


Junto ao fogo se encontra a paz, o mundo ao redor esta caindo, todos estão morrendo violentamente sendo possível ouvir o grito das vitimas cortando as trevas, não importa, junto ao fogo se encontra a paz.

Tentei recentemente adaptar dark souls para rpg, tentei diversas vezes traduzir o sentimento conflitante, esperança e desespero numa valsa triste em que o cenário joga aquele que se aprofunda, com a tragedia sendo a regra e os poucos fins felizes são engolidos pela enormidade das trevas que lentamente recobrem o mundo, o destino é inexorável? é impossível lutar contra o final dos tempos ou os homens possuem a força para impedir o fim do fogo? ou estão apenas se apegando a fraqueza? a era das trevas é a era dos homens afinal, o tempo em que a força dos homens chegará ao seu auge, ou isso também é uma mentira assim como essa era de luz que se prolonga artificialmente? são duvidas que fazem o cenário maior que o próprio jogo que o comporta, em verdade, por mais que dark souls possua uma jogabilidade que atrai, sem essas grandes questões ele não teria feito o sucesso que fez, sem essas duvidas, sem as tragedias e finais que se perderam, tais fatos foi o que me fizeram tentar adapta-lo a rpg e tais características são as que me fizeram desistir depois de duzias de textos inacabados onde sempre faltava algo, que eu não sabia o que, os textos não conseguiam passar os sentimentos que tive ao ler historias apenas citadas por cima em itens no jogo, historias de salvadores nascidos de túmulos, sobre o fim da humanidade, sobre abraçado, aceita-lo ou lutar contra ele, sobre almas de deuses e homens, mistérios, filosofias e historias inacabadas que por meses me fizeram sonhar com fogo ate que a resposta chegou a minha mente, talvez não satisfatória ou mesmo real, escrever sobre o jogo de dark souls o descrevendo como cenário de rpg não é possível, não se o objetivo por passar a mesma sensação do cenário, porque o jogo não esta na historia escrita do mundo e sim em suas características, reinos nascidos de reinos caídos, o mundo se erguendo na tragedia do anterior, a vida eterna como maldição e a morte como alivio, o destino daqueles que se tornam vazios, privados de si mesmos, destino pior que morrer, pois mesmo morto você ainda é você, e vazio você não não existe. Tais características eu tentarei abordar nesse texto, então aos que vão ficar comigo, vamos atravessar a parede de nevoa e acolher a morte.

O Fogo Apaga

A era da luz, a era dos deuses é uma vela moribunda que precisa de combustível, ninguém sabe dizer o que vai vir depois, muitos nem mesmo ousam pensar no que pode vir depois, essa é a característica principal de dark souls, o mundo vai acabar isso é inevitável, você não pode impedir por mais poderoso que seja, você só pode adiar e ainda assim estará preparado para pagar o preço? num cenário que segue os preceitos de dark souls esse tema deve ser martelado na cabeça dos jogadores mais também deve ser visto de maneira orgânica no cenário, os npcs devem falar sobre isso, alguns temendo e outros aceitando o fim, alguns podem lutar para impedir o fim ou adianta-lo, e alguns devem tentar convencer os jogadores sobre qual caminho é o certo, o final do mundo deve pesar sobre os personagens seja de maneira positiva ou negativa, o destino dos npcs deve espelhar essa sina e caso os personagens sejam retirados desse clima devido a alguma historia diferente ou um bom acontecimento que os faça se aproximar da alta fantasia clássica, o cenário os deve trazer de volta para a sina da era em que vivem, o que nos leva a próxima característica.

Tragedia é a Regra

Mesmo os deuses se sacrificaram para estender a era da luz, uma era dos deuses vazia de divindades, a morte do ultimo deus da linhagem de Anor Londo no ultimo jogo da serie é mais que parte da historia do jogo é um simbolo que a tragedia atinge qualquer um e ninguém esta imune, claro existem npcs no jogo que tiveram finais felizes, ou relativamente felizes ainda mais para o cenário, mais essas raras historias felizes são pontos de luz que devem ser ressaltadas aos jogadores como belas historias ou lendas, pois o que deve ser mostrado a eles , ou o que mais deve se destacar, é a tragedia, covardia punida com morte indigna ou nem isso, com o covarde sendo despido da própria humanidade, tiranos manipulando seres mais fracos ou mesmo mais fortes e conseguindo com isso grande poder e destaque, contudo sentando em tronos vazios, onde ninguém esta perto para estender a mão no momento que se precisa de ajuda pois eles não fizeram aliados verdadeiros, grandes heróis que seguiram seus juramentos, seus destinos ou suas sinas com dignidade ate o amargo fim, mesmo que esse fim, ate o ponto em que não resta aos aliados nada alem de dar ao amigo uma morte digna de quem ele foi. nem todas as mortes precisam ser memoráveis, num cenário em que elas são tão comuns muitas vezes ela se torna banalizada, contudo para aqueles que vão demonstrar a tragedia que permeia o mundo devem ser sentidas e o mestre deve se assegurar que elas serão lembradas.

O Efeito e Peso do Medo

Outro ponto em que Dark Souls se destaca é em como o destino do mundo e das pessoas afeta seus npcs, e tal demonstração afeta os jogadores, isso pode ser facilmente passada para o rpg em qualquer cenário e caso recriar o clima de dark souls seja o pretendido isso é essencial, os "crestfallen knights" que aparecem em todos os jogos da franquia são o primeiro exemplo que posso citar, aqueles que tentaram seguir o caminho pelo qual o jogador seguirá contudo eles desistiram, sínicos sobre a própria força e sentindo o peso do final dos tempos sobre os ombros eles desabaram sobre a pressão e escolheram sentar-se e ver o mundo acabar ao invés de agir, existem aqueles que são ligados a alguem, que muitas vezes esta perdido, desaparecido ou é indefeso para existir sozinho nesse novo mundo em que a luz é uma dadiva cada vez mais rara, e que alguns que possuem a força e capacidade de lutar estão roubando a luz dos outros, tal destino não deve recair sobre seus protegidos e para mante-los longe dos perigos da era das trevas que esta se aproximando seus guardiões estão dispostos a tudo inclusive em se banhar com o sangue dos amaldiçoados que se aproximarem demais, e claro por fim e não menos importante existem aqueles que buscam a luz dos outros, psicopatas que só buscam o próprio bem estar e não possuem empatia com os outros? Pessoas com tanto medo de perderem a si mesmas pela maldição dos mortos que estão dispostas a jogar outras no mesmo inferno que buscam evitar? Vazios que continuam a lutar porque é a coisa mais familiar a eles? Loucos que matam os outros em busca de poder, nem tanto para evitar a maldição dos mortos, mais para possuir força o suficiente para ir contra ela e tentar mudar o destino do mundo? Tudo isso com certeza e ainda mais,  tantos motivos quanto necessários para manter coerente com a historia que você tem montado para o mundo, e tais npcs mostraram aos jogadores as formas como a maldição dos mortos afetam as demais pessoas e como eles a enxergam.

"Sua vida pela vida"


Tema a Marca Negra, Tema a Vida Eterna

Citei varias vezes a maldição dos mortos, o destino que espera todos os homens em dark souls, contudo não tinha falado sobre ela ate então, o esvaziamento de si mesmo, aquilo que mesmo o mais poderoso guerreiro deve temer. A maldição da vida eterna, a vida eterna é vista como dadiva em muitos cenários, em dark souls não, a vida eterna é o decaimento da lucidez, a mente do vazio desaparece a medida que sua alma vai se esvaindo de seu corpo, um destino cruel que joga os amaldiçoados ao campo de batalha, destinando-os a uma eternidade de violência, pois a única forma de impedir que você suma na escuridão da própria mente é roubar as almas dos inimigos, diante de tal destino existem vilões e heróis? quão leal pode ser um coração para escolher tal final? lentamente se perder, esquecer de tudo enquanto sua mente e sua carne decai, em sua pele a marca negra mostra a todos que você é um morto vivo, não é algo que de para esconder, para remediar parcialmente esses efeitos basta empunhar a espada e coletar as almas dos derrotados, você escolheria o esquecimento ou iria trair seus aliados em busca das almas deles?

O Destino dos Escolhidos

Por fim, chegamos ao ápice, a escolha final que os jogadores devem encarar, alimentar a chama com as próprias almas ou deixa-la apagar, manter a chama acessa quando ela estava prestes a apagar ira afastar a maldição dos mortos do mundo, aqueles afetados pela marca negra poderão finalmente morrer como pessoas normais e o mundo poderá se recuperar das trevas que caíram sobre ele e caminhar na direção da luz, ou deixar a chama apagar , jogará o mundo nas trevas finais em que todos deveram encarar a verdadeira face da humanidade e aceitar seu destino como vazios, sacrificar a si mesmo para que todos possam se livrar da maldição, sua vida pela vida, ou reinar em um mundo escuro e morto em que todos vão eventualmente perder a mente, apesar de aparentemente só existir uma escolha não é verdade e não existem escolas certas ou erradas aqui, pois tecnicamente a era das trevas é natural e já deveria estar aqui, onde estender a era da luz é apenas manter vivo um cadáver que já mal respira, apenas uma maneira de viver uma doce mentira ao invés de encarar a realidade dura, que as trevas precisam ser encaradas, seja abraçando a escuridão, ou colocando o mundo em chamas.

Considerações Finais

Jogos com tais elementos carregam o principal de dark souls, sua alma, perdoem o trocadilho infame, mais é o mais próximo que posso ilustrar isso, onde muitas vezes narrei em cenários diferentes mais com essas características neles, claro, modificadas para acomodarem-se ao cenário, que ficaram "mais dark souls" que apenas tentar narrar no cenário apresentado nos jogos, seguindo as ideias desse texto , os que procuram narrar jogos baseados nessa grande franquia terão mais sorte do que apenas tentar lançar seus jogadores contra Artorias e os matar repetidas vezes, então oremos ao sol enquanto descemos as trevas e nos preparamos para a luta que vai marcar o fim da humanidade pois a morte é um dia que vale a pena viver, e isso nunca foi tão verdade quanto em dark souls.

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