Powered By Blogger

sábado, 31 de agosto de 2024

Masmorra Bagunçada

 Anões, Senhores das Forjas e das Montanhas

Aqui vai um pequeno texto para ajudar narradores que estejam querendo criar seus próprios cenários de RPG, com minha visão em particular com um pequeno guia de como vejo a raça anã e umas poucas dicas de como emprega-la em um mundo, espero que seja util.

Cultura e Sociedade

Uma das raças mais icônicas dos universos de RPGs. Originalmente inspirados das lendas nórdicas tal como os elfos, são sempre descritos como seres robustos e determinados, conhecidos por sua habilidade em mineração e forja, além de uma lealdade inabalável, ao clã, as tradições e a seus amigos, anões demoram para confiar em alguém mas a estima por aqueles que ele conhece e confia é grande.

Em cenários onde a cultura dos anões costuma ser melhor abordada eles são seres voltados para as artes e para o artesanato, uma cultura a um pulo de se tornar industrial e em alguns casos já iniciando esse processo, com cidades esculpidas dentro de montanhas como verdadeiras obras de arte, salões grandiosos e forjas sempre em atividade já nos mostram o quanto eles valorizam o trabalho duro e ele esta intimamente ligado a sua cultura, arte e vida no geral.

Armas que tambem são ferramentas
são marca dos anões em cenarios de RPG


Longevos, os anões valorizam a tradição como forma de se manter ligado a seu passado glorioso, normalmente possuem grande apresso pelo nome de seus antepassados e muitas vezes seus deuses são ancestrais diretos da raça, tal apresso se estende a família e ao clã, a ganancia anã tão comentada entre outros povos, pois ate os anões honrados buscam tesouros com avidez, deve ser pontuada aqui para ser adaptada pelo mestre de maneira certa, os anões, pelo menos os honrados, não buscam riquezas para si mais para o clã, trazer ouro a seu clã significa que ele estará mais forte e mais preparado para enfrentar inimigos ou situações difíceis.

Essa longevidade e ligação a família e tradições costuma faze-los inimigos terríveis, pois torna crimes contra os anões um crime contra seu clã, família e tradição, dessa forma é comum em muitos cenários que eles possuam o habito de colecionar rancores. Nos cenários onde os livros de rancores existem os anciões dos clãs direcionam a força do clã para vingar as ofensas cometidas contra o mesmo, com séculos de vida, memoria duradoura e um cultura que valoriza compromissos cumpridos garante que os anões vinguem seus rancores se não contra quem os causou pelo menos contra seus descendentes, tornando-os perigosos de se lidar se toda a situação não for bem clara.

Grandes Forjadores

Uma das contradições que costuma haver entre anões em cenários de RPG é que são aversos a magia mais criam armas magicas de enorme qualidade. Isso particularmente sempre me incomodou, como saída para isso você que esta tentando criar sua própria sociedade de anões para seu cenário pode escolher uma dessas saídas.

Sem magia, os anões são grandes artesãos que possuem técnicas, arte e formas de forjar armas que rivalizam com armamento magico sem de fato encanta-lo, talvez bestas pesadas com materiais incríveis, espadas com metal fantástico por si só, talvez já tenham armas de fogo de grande qualidade, coisas que mesmo não sendo magia rivalizam com armas de fogo ou arcos capazes de lançar flechas de energia.

Tradição de magia única, os anões não rejeitam toda forma de magia, apenas as magias que não fazem parte de sua tradição, tradição essa já estabelecida, talvez o método humano e élfico sejam de difícil compreensão para eles, ou devido a uma visão menos utilitarista tornem a magia mais instável e propensa a falhas o que não aconteceria em sua tradição que poderia sacrificar velocidade por um feitiço que nunca falha, sendo dai a pericia deles e sua capacidade de criar armamentos encantados de altíssima qualidade.

Habilidade e Características

Representados como grandes
artesãos, os Anões não tem rivais em
forjar armas na maioria dos mundos
Em aparência, tradicionalmente anões são representados como humanoides robustos de baixa estatura, com menos de 1,50 metro de altura, mas tão largos e fortes que pesam mais que um humano e possuem uma força bem maior, uma das características mais comuns são suas longas barbas que são motivo de orgulho no qual costumam passar horas cuidando, muitas vezes tendo armaduras para protege-las como mascaras de combate, em alguns cenários é esperado que um anão adulto nunca corte sua barba sendo ela símbolo de sua honra.

Sendo quase sempre retratados como um povo de tradições guerreiras com grande afinidade Elemental a terra, normalmente empunhando as armas da raça que por tradição são muito bem criadas tendo algumas vezes capacidade de durar por muitos séculos, sendo as vezes útil como ferramenta também, além de armaduras e escudos pesados para aproveitar a grande robustez característica da raça.

Seus nomes costumam ser compostos de prefixos e sufixos que refletem qualidades e/ou historias pessoais, um bom exemplo disso seria o personagem de tolkien retratado no livro "o hobbit" , Thorin Escudo de Carvalho, que pelo menos no filme, representa seu feito de lutar contra o orc Azog o Profano usando um tronco de carvalho como escudo para se proteger de sua maça gigantesca.

Para Encerar

Anões são uma raça fascinante e complexa, costumeiramente apresentados com historia rica, cultura intrincada e sua presença seja como guerreiros destemidos, artesãos habilidosos ou guardiões das montanhas, protegendo o mundo contra males vindos do interior do mundo, sempre da uma cor amais a um cenario. Espero ter ajudado a dar ideias aos mestres que desejam criar seus próprios mundos de RPG e pensem nos anões com carinho, são muito mias do que apenas alivio cômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário