Powered By Blogger

terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Mestre da Masmorra

Dicas para Narrar

Estou com bloqueio de escritor para os posts, mais espero que esse pequenino texto ajude alguns mestres de plantão e sempre rolem acertos críticos =D

Ser mestre é difícil, divertido mais difícil, por isso poucos . Criar historias, NPCs, tramas, surpreender e divertir os jogadores é o prazer de todo mestre de RPG. Contudo as vezes toda aquele material que você criou se perde pois você não chega a usar metade sequer nas poucas horas que consegue para narrar seu jogo, e em outras vezes aquela historia que era ótima em sua cabeça, fica chata quando os jogadores começam a jogar e no final não ligaram nada para sua historia a tomando como perda de tempo.

"Em um buraco no chão vivia um Hobbit"


Isso costuma gerar um problema de ritmo nas historias. Ritmo é uma palavra conhecida mais que poucos entendem realmente o significado, embora tenha criado dezenas de coisas para sua historia você precisa aprender a cortar fora o que e supérfluo e que não ira acrescentar ao jogo, o que tornaria ele chato e moroso. Nos filmes nunca nenhum personagem da trama fica parado sem saber o que fazer, deixar o jogador perdido nunca é uma coisa boa, pois você mestre tem que manter a trama sempre andando, para manter os jogadores interessados é necessário haver coerência na historia, as cenas precisam conversar umas com as outras e o pontapé inicial disso é a primeira cena.

A cena Introdutória e onde os personagens entram no mundo de jogo, onde surge o perigo, ou começa a aventura, já se deve começar com uma cena marcante que tenha impacto e que tenha repercussão dentro da historia, e principalmente a cena inicial dará o ritmo a seu jogo, por isso nunca deixe os personagens alheios a ela, nunca os deixe como expectadores que não podem influenciar, e se não puderem pelo menos faça-os participar ativamente da cena, para que eles já tomem como certo seu papel de protagonistas.


Aprenda com os mestres, principalmente vendo bons filmes de cinema, Tarrantino, Del Toro, Spilbergue, e se essas dicas lhe ajudarem, não precisa agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário