Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de abril de 2018

O Mestre da Masmorra

Pedras possuem poder, elas podem conter magia alem do conhecimento de muitos magos, sabendo do potencial das rochas para conter poder, muitos magos descobriram formas de imbuir poder em pequenos fragmentos de rocha atraves de palavras de poder, as runas.

Magia Runica

Magia runica é uma forma de guardar poder atravez de fragmentos de rocha, muito mais duraveis que pergaminhos, mais faceis de esconder, mais simples de carregar, entalhando runas em pedras muitos magos descobriram as formas versateis como podem ser aplicadas.



O entalhador das runas precisa ter pratica com isso, normalmente runas são dificeis de se entalhar, contudo possuem uma pequena carga de magia que costuma durar um dia inteiro antes da runa que contem a magia se reabastecer, muitas teorias ja foram feitas sobre como as runas conseguem se reabastecer de magia, alguns acreditam que seja ligação com o plano elemental das rochas, outros que a runa absorve mana da natureza ao redor, embora nada disso seja confirmado.

Dependendo da força da magia empregada na runa ela pode lançar mais de 1 magia ou lança-la com mais força, exemplo, um mago runico em 3d&t emprega 30 pms para entalhar uma runa com a magia de bola de fogo, por dia a runa terá 30 pms para lançar essa magia.

Criando uma Runa

Para criar uma runa o mago deve empregar 2 de PE para cada PM que pretende utilizar na confecção da runa alem de possuir pericias adequadas tanto de conhecimento de magia quanto de arte para entalhar, alem de ser bem sucedido em testes dessas duas pericias, em caso de falha a runa é destruida mais os PEs não são gastos, apenas em caso de sucesso os PEs são consumidos e a runa fica finalizada, runas em materiais mais dificeis como metal exigem conhecimento de pericias mais especializadas como forja.

Golens Runicos

Artifices poderosos podem criar servos muito mais poderosos que artifices comuns, ninguem espera que um golem seja capaz de lançar qualquer feitiço que seja, contudo um golem runico poderá lançar qualquer magia que suas runas permitam, as runas normalmente são entalhadas no corpo dos golens, cada uma ainda pode ser energizada pelos PMs do golem depois que ele esgotou seu estoque de magia.


sexta-feira, 13 de abril de 2018

O Mestre da Masmorra

Material original do meu amigo Guilenp, espero que gostem



GOLEMANCIA





Golemancia é a arte de criar construtos animados por magia, é comum que pequenos grupos de golemantes(ou golemancers, como preferir), se juntem para criar obras maiores, embora aqueles mais egocentricos queiram receber todo o crédito pelos maiores e melhores golens, os criando sozinhos.
Assim como outros caminhos da taumaturgia podem levar a diversos efeitos, a golemancia pode criar vários tipos de golens, desde os mais simples que obedecem a ordens de uma palavra, até os raros Homunculos, que são básicamente cópias quase perfeitas de humanos, muitas vezes melhorados.
Em suas oficinas é comum que aceitem não magos de confiança para que lhe auxiliem no trabalho de construção da 'Casca/Corpo' do Golem, artesões e ferreiros são os mais comumente vistos com eles.

Golem
Golens são seres artificiais, criados com materia não orgânica (Muito raramenteo contrário) e animados magicamente.
Os primeiros golens foram criados em Israel a muito tempo atrás, numa tentativa de reproduzir a criação do primeiro homem. Embora seja comum que tenham uma aparência humanoide, isto não é uma limitação real, um mago poderia criar seu golem como pequenas bonecas, grandes animais ou bestas.
Suas funções e capacidade de raciocionio deve ser programada desde a sua criação, antes da animação, tarefas comuns que são lhes dadas são: Trabalhar em coletas, transporte, proteção de animais e guarda. Golens mais inteligentes podem até mesmo ajudar seu criador em preparar substâncias.

Criando Golens
Criar um golem, embora não pareça a primeira olhada, é exatamente como utilizar uma magia, requer preparação, consumo de ingredientes e energia. A criação é dividia nos passos abaixo:
- O corpo: 
A casca/corpo do golem deve ser esculpida com cuidado e precisão, é o trabalho de um verdadeiro artista, simplesmente usar magia para moldar um corpo geraria algo bruto e falho, um golem feito desta maneira teria movimentos travados isso quando conseguisse se mover. O golemante deve escolher um material (veja abaixo), formato desejado do corpo e o núcleo.
O material escolhido para criar o corpo é bastante variante, os mais comuns são construidos com Argila (Vistos em F:GO), Rochas (F:GO, F:Apocrypha, F:Labyrinth) e Golens de Ferro (F:GO). Outros materiais embora mais raramente trabalhados pela dificuldade de os moldar, também podem ser utilizados, como: Aço, Ceira, Madeira, Ossos, Palha, etc...
- O núcleo:
A criação de núcleos diverge de mago para mago, desde pedras imbuidas com energia e o sangue do criador a grandes mecanismos arcanos. O núcleo funciona como cérebro e coração do golem, ao mesmo tempo, sua função é 'bombear' a energia mágica em seu interior para o resto do corpo, coordenar suas funções e a 'inteligência' do construto.
A inteligência do construto é algo custo e trabalhoso de desenvolver, quanto maior o número de golens em que alguém trabalha, mais baixo e padronizado é o nível de inteligência de seus golens. Os níveis de inteligência são: Sem inteligência (É basicamente um veículo ou armadura, não age sem ser controlado), Inteligência Animal ( Como um animal, segue ordens simples de seu dono, porém facilmente se desvia de sua função se não for mantido por perto), Inteligência imatura (Considerado por muitos, o valor otimizado, irá executar tudo que mandado, pelo tempo que for mandado, mas se prende a uma função, parece ter a noção de uma criança), Inteligência Humana (O golem age de maneira independente de seu criador, embora ainda faça sua vontade, por exemplo, deixaria de carregar algo que foi mandado para ir proteger seu criador, caso atacado).
- Energia do núcleo:
A energia no nucleo pode ser original através de diferentes meios, como abaixo:
- Chama eterna: Pequena esfera criada alquimicamente, entra em combustão assim que é feita e nunca se apaga naturalmente, emite mais luz do que calor, o que a faz ser uma bateria eterna, porém que torna o golem que a possui em uma criatura extremamente lenta, sempre perdendo na iniciativa e escolhendo entre se mover ou atacar a cada turno.
- Coletor de Almas: Criaturas que morram próximo do golem, terá sua alma absorvida servindo de carga para o construto. Cada ponto de personagem possuído pela criatura morta (apenas criaturas inteligêntes ou mágicas) dará ao golem 1 hora de funcionamento. Criaturas extremamente poderosas rendem mais ainda, criaturas sugoi rendem 1 dia para cada ponto de personagem, kiodais rendem 1 mês por ponto e Kamis rendem 1 ano.
- Coração de ser mágico: Em seres mágicos, o coração também é parte importante por onde passam a energia mágica em seus corpos, se extraído da maneira correta, o coração poderá ser implantado em um golem e servir de bateria. O golem funcionará por uma quantidade de horas igual aos pms da criatura dona do coração original, consumindo 1 pm a cada hora, uma vez que os Pms acabem, o golem irá se desativar e se recuperar totalmente apenas no dia seguinte. Usuários de magia, Magus, também podem ser considerados seres mágicos.
- Cristal arcano: Naturais ou artificiais, são cristais criados com mana física e extremamente ricos em energia. O tempo que consegue manter um golem varia de cristal para cristal, desde breves momentos a milênios, dependendo da qualidade.
- Elemental: Um ser menor invocado dos planos elementais pode ser utilizado como fonte de energia interna. A criatura não estará feliz em ser utilizada de tal modo e tentará fugir assim que tiver a chance, dano causado ao golem será recebido também pelo elemental, mas convertido para sua escala caso sejam de escalas diferentes. Núcleos alimentados por elementais rendem energia enquanto a criatura aprisionada se mantiver viva.
- Item mágico: Um item mágico pode ser usado como fonte de alimentação, aos poucos seu bônus será consumido pelo construto se transformando em energia para o mesmo, a cada mês, 10 PEs em efeitos serão perdidos para manter o golem em funcionamento.
- Mana/Prana: O golem é animado com energia mágica doada. Cada ponto de magia temporáriamente, irá dar 2 horas de trabalho, um golém pode acumular no máximo uma quantidade de horas igual aos seus pontos de vida. Magos sem escrúpulos podem forçar a 'doação' de energia, mantendo prisioneiros sob seu controle funcionando de bateria.
- Pedra solar: Com uma jóia normalmente na testa do golem, energia é captada e levada ao núcleo. Ficar sob luz direta do Sól carrega o golem com 2 horas de funcionamento por hora recarregando, o tempo máximo acumulável é igual aos pontos de vida do golem. Especial: Se quiser, um jogador pode tratar essa fonte como a desvantagem Bateria.

Ativando o Golem
Ativar um golem pela primeira vez é a parte mais 'simples' do processo. Após ter o corpo pronto e adicionar o núcleo, o golemante deve adicionar energia ao núcleo e utilizar a seguinte magia:

Criar Golem
Escola: Golemancia, Abjuração/Vida ou Encanto (Ou com as escolas padrão; Terra e Água).
Custo: 1 Pm por ponto do golem
Alcance: Toque; Duração: Instantânea
Esta é uma variação permanente de Criatura mágica, utilizando material físico preparado para manter a magia e ainda ser possível recuperar seus PMs (Note que a duração é instantânea).
O raciocínio da criatura é dependente de seu núcleo e uma vez animado, o golem não pode ser alterado, salvo com o uso de habilidades que digam o contrário.



Limitações
Golens embora sejam de grande serventia, não são perfeitos, como construtos, golens não recuperam pontos de vida naturalmente, precisando ser consertados. Além da inteligência limitada, como mostrado acima, golens possuem outros problemas, mesmo que as criações do passado na era dos deuses fossem de nível próximo ao divino (Como o Colosso de Rodes, criado pelos magos de Rodes como um guardião, após um ataque macedônio), são comumente mudos e hoje, com a queda do nível místico, possuem nível de combate próximo do humano, dependendo do tamanho e peso para vencer, contra Magos resistiriam a pouco tempo de combate. Há um meio de diminuir os efeitos dessa limitação ao utilizar de material da antiguidade na criação do corpo do golem, quanto mais próximo a era dos deuses, mais poderoso e fora dessas limitações estará.

Melhorando Golens
Um golem que já esteja animado, não pode ser alterado sem lhe causar dano, a menos que seja empregada uma técnica chamada Flectoancia, através da mesma é possível fazer adições e modificações, por exemplo, um mago poderia fundir uma espada mágica a mão de seu golem a transformando em um punho com bônus mágicos ou lhe cobrir com uma couraça retirada de uma armadura mágica, adicionando-se proteção. Modificações comuns são: Adição de espinhos, Armas, Armaduras, Mais membros...
Para poderes leia o manual 3d&t alpha e procure por aqueles que se encaixem em construtos não modernos, se o mestre permitir, até kits e poderes de itens mágicos poderão ser adicionados.

Interpretando um golemante:
Como um golemante, você nunca está satisfeito com o que já fez, sua meta é sempre conseguir melhorar suas criações, você deve ser o melhor e nada abaixo disso o agrada, o melhor golem que um Golemante faz, deve ser seu último.