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domingo, 24 de março de 2019

Era dos Dragões


O Demônio Esta Morto

O Demônio esta morto
Seu crânio quebrado
Sua armadura partida
Seu orgulho derrubado
Em sua cabeça enferruja machado
Cantemos aos nossos mortos agora vingados
Sua coroa quebrou, seu trono caiu
Seu reino tomado ruiu

“Canto eu agora que esse pesadelo terminou, a guerra contra o demônio touro que a muito seduziu nosso povo terminou, quem vos fala é Muradin, príncipe de Ederin, filho de Magni filho de Gunar”

Gritava o príncipe aos seus soldados após a vitória difícil contra o demônio touro, no passado a terra de Mina Solitária, que fazia parte do velho reino da Forja Negra agora fazendo parte dos reinos anões unidos, o povo de Mina Solitária caiu nas promessas do demônio Naztarin, corruptor como os membros de sua espécie, o primeiro golpe não veio por nos anões mais de um herói dos homens, Eric, um druida com visível sangue élfico por sua bravura, força e estatura, enquanto os anões comandavam um avanço pelas passagens centrais das cavernas enfrentando antigos irmãos agora corrompidos e cegos pela magia negra dos demônios o druida tomou um caminho diferente, diz ele que caiu por acidente em nossa guerra, que enfrentava sua própria na superfície por uma maldição dos mortos que assolava uma região que seu povo iria colonizar ate o momento que o chão se abriu sobre seus pés e ele caiu em uma das muitas ruinas de nosso povo, das terras que precisamos abandonar ou foram tomadas de nos.

O grande herói inadvertidamente entrou em combate, enfrentando as forças que ficaram para traz para proteger o touro demônio, o enfrentou em combate direto, tantos dos nossos guerreiros caíram sobre as armas e magia da criatura mais Oberon quis que o druida fosse vitorioso, sua batalha foi dura e desigual, ferido contra a fera de fora desse mundo em luta na sala dos nobres antiga, pegou ele um machado ornamental que tremia com vontade de vingança, como que ouvindo o desejo do aço e sabendo que a arma carregava o desejo do povo que a forjou e que foi humilhado tantos anos atrás ele a brandiu e foi como se a cabeça do inimigo e o machado se fundissem, a guerra havia acabado, apavorados os corrompidos fugiram.

"A antiga derrota em Mina Solitária"


Devemos nos lembrar com isso de ter humildade, nos anões não estamos sozinhos, o druida de nome Eric nos lembrou, a todos nós que as velhas alianças ainda vivem, lutamos e sangramos para defender o interior do mundo, lutamos e sangramos enfrentando dragões e demônios mais todos os demais povos também e estamos unidos em tal sina então devemos nos unir para supera-la, tempos melhores estarão vindo para os filhos de Oberon quando fizermos isso, amanha orientarei o príncipe a trabalhar para nos reaproximarmos dos povos da floresta das sombras, hoje é dia de festa e a Eric, eu o saúdo e admiro os ossos da terra onde nasceu eles são fortes para criar um guerreiro como ele, por fim escrevo com alegria o titulo ao qual os guerreiros estão o chamando, um anão em alma.

O Demônio esta morto
Seu crânio quebrado
Sua armadura partida
Seu orgulho derrubado
Em sua cabeça enferruja machado
Cantemos aos nossos mortos agora vingados
Sua coroa quebrou, seu trono caiu
Seu reino tomado ruiu

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Trevas na Terra de Santa Cruz

Novamente esse sertanista que da as vezes de cronista e escreve esse texto para informação aos jovens sobre os tempos idos, me recordo agora que não deixei meu nome no texto anterior, me chamo Lorenzo, descendo de uma família de Castilha embora não cheguei a visitar essa terra, não a minha terra é essa onde o facão encara o mato e podemos ser bárbaros e intelectuais ao mesmo tempo.

Capitanias Hereditárias

As Capitanias Hereditárias são um dos momentos mais confusos, mais cheios de lendas e mais difíceis de averiguar quais são as verdades dessa nossa Terra de Santa Cruz. Das lendas de bravura, de avareza, gosto de pensar essa, era o ano de 1532 o rei Lusitano com medo de perder essas terras para Castilha que era um perigo real, deu a homens loucos o bastante para arriscar riqueza, prestigio que talvez nem tivessem muito, e a própria vida para explorar a nova colonia em um festim louco disfarçado de outorgamento onde a conversa poderia ser mais ou menos assim.
- Tenho boas e más noticias para vocês digníssimos nobres, cada um, a boa noticia é que vocês acabam de ganhar um território maior que Lusitania, cada um com 250 quilômetros de largura, com distancia ainda ha se estimar pois não se sabe o tamanho da terra.

- Agora a má noticia, cada um de vocês 14 digníssimos não estão sendo convidado a colonizar essa terra mais obrigado a  tal, com dinheiro próprio, a coroa não ira contribuir em nada.
Imagino algo assim, claro que a coroa pegaria ainda impostos, mais não ajudou em nada, cada um dos capitães como ficariam chamados depois, arregimentaram colonos, pagaram barcos, fizeram as viagens e construirão em suas terras tudo do próprio bolso, por isso imagino que não foi uma conversa bilateral, que homem arriscaria tanto se não fosse obrigado? Contudo algo me chama atenção hoje, quando os documentos foram assinados "doando" as capitanias aos homens que as assumiriam a mesma foi feita de juro e herdade para todo o sempre, portanto, a pessoa, o donatário que recebia aquela imensa extensão de terra, para sempre e poderia passar a seus herdeiros pela eternidade, bom a eternidade durou 16 anos pois em 1548 o mesmo rei suspendeu as doações e as pessoas que tinham entregue todas as suas fortunas, ou mesmo as próprias vidas, na colonização de seus lotes, agora os perderam.



De qualquer forma a saga desses 14 lotes foram espetacularmente trágicas onde só 2 deram certo, o de pernambuco ocupado por Duarte Coelho, dizem , um homem de respeito e de princípios que era proativo em seus empreendimentos embora não possa descartar a ajuda da sorte em sua vitoria e mesmo nessa, temos lados bons e lados ruins como em toda historia, responsável pela implantação da produção massiva de cana de açúcar na Terra de Santa Cruz que gerou riqueza inacreditável mais que fomentou o trafico de escravos em quantidades absurdas, com a vinda dos negros a viagem ate essa antes colonia ficou facilitado e raças não humanas oriundas do velho mundo também vieram para cá, essa historia em especifico fica para depois contudo, voltando ao raciocínio anterior, a outra capitania que deu certo de uma maneira meio torta foi a de Martim de Sousa, a capitania de São Vicente que hoje é São Paulo não foi uma terra gentil para plantar nada, ela funcionou por causa de um porto de escravos já estabelecido ali antes mesmo de Martim de Sousa chegar aquelas paragens, figuras misteriosas como Bacharel de Cananeia, João Ramalho, que eram náufragos nessa terra ou degradados que foram expulsos de suas terras para cá, já tinham iniciado um trafico de escravos muito rendoso na região, quem os comprava? expedições de aventureiros Lusitanos ou Castilhanos que passavam pelas terras e eram muitas, atrás de todas as lendas da região, ou atrás de riquezas mais concretas embora devido a situação não menos lendárias.

As demais falharam, e como falharam, houve casos incríveis entre esses donatários! A Capitania de Porto Seguro pertencia a um homem chamado Pero do Campo Tourinho, destino trágico o deste homem, preso e enviado pelos seus próprios colonos para a inquisição, qual o motivo? os colonos queriam "respeitar os dias santos de guarda" basicamente queriam feriados, diziam ao donatário que havia 48 dias santos de guarda no ano ao qual o trabalho era proibido, em terras perigosas e com colonia ainda a se estabelecer tal pratica era idiotice, alguns dizem que eles desejavam guardar os fins de semana também, ao qual respondeu com piadas satíricas e anticlericais, mandado para ser julgado em sua terra natal e condenado, não a morte mais perdeu todos os seus bens para a igreja.

O donatário do Espirito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, esse se viciou em tabaco a tal ponto que não podia ficar sem fumar e ficou tão empenhado em manter seu vicio que não foi vigilante o suficiente e sua capitania foi tomada por bandidos e escravos, apos fugir para a Bahia, foi humilhado, o bispo local o enrolou numa cadeira com tiras de fumo e o fez gritar que era um viciado e degenerado, tal homem morreu na miséria.

Francisco Pereira o donatário da Bahia que era conhecido como "O Rusticão" declarou guerra aos tupinambás, ainda que essa tribo não fosse exatamente a mais poderosa toda nação tupi era extremamente aguerrida e foi o que descobriram logo, sua capitania foi destruída, Vila do Pereira sua principal colonia foi queimada ate as cinzas e foi abandonada, anos depois o rei D. João III transformaria o local na capital dessa nossa terra e onde nasceu o governo geral.

Em 1548 as capitanias hereditárias foram encerradas, mas o legado delas é duradouro. Quais legados? Primeiro deles é o Coronelismo, todos eles eram como os coronéis de hoje em dia, afinal tinham poder de vida ou morte em suas colonias embora raramente conseguissem manter esse poder,a estrutura fundiária da nação também começou la, foram os primeiros protótipos de latifúndio ainda que improdutivos, como muitos ainda são hoje em dia,e claro como esquecer da industria do açúcar que ate hoje suga com voracidade nossa terra onde muitos cantos que não deveriam ter sido tocados foram e tais ações de depredação causam problemas para nos ate hoje, a industria do açúcar contudo só pensa no dinheiro e nunca nas vidas perdidas, o ouro branco tem que fluir.

Capitanias hereditárias, o rei fez, o rei desfez, se inaugura na Terra de Santa Cruz o tempo dos contratos estatais não cumpridos, mas as capitanias vivem no pior sentido possível dentro dessa terra que embora eu a ame, ainda é retrograda e atrasada.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Masmorra Bagunçada


Armas de Fogo

"Será que lolis vão a guerra?"


Lutas de armas de fogo são complicadas, tiros aplicados podem ser fatais ou não passar de aranhões devido ao tamanho do projétil, estatisticamente uma luta de facas é mais perigosa do que duas pessoas trocando tiros a certa distancia, mais RPG não trabalha com realidade não é? Gostamos da fantasia, do extraordinário, Gun Kata, tiros estilo Matrix, Max Paine e de homens tão rápidos que podem esquivar de disparos, e quando esse não é o objetivo? Combate mais realístico as vezes pode ser divertido também, embora a maioria dos jogadores de 3D&T raramente vejam graça numa troca de tiros entre trincheiras distantes dependendo do caso ela pode sim ser interessante ou mesmo inevitável para o jogo no geral. Apresento aqui algumas idéias para que sua troca de pipocos realista vire algo que possa ser estimulante.

Balas Pra Todo Lado

Trocas de tiros não acontecem com pessoas andando em meio as balas como ocorre nos filmes, embora isso possa ate ser possível o normal é o individuo que tente a sorte de ficar em pé atirando nos adversários em cobertura seja atingido sem causar grandes estragos nos adversários, troca de tiros só ocorre com os lados minimamente protegidos afinal morto não revida ataque, uma idéia opcional aqui é a cobertura, existindo dois tipos de cobertura que um jogador pode ter sendo elas a meia cobertura e a cobertura completa, a diferença no geral das duas para facilitar que o mestre saiba que modificadores aplicar ao terreno é essa, a meia cobertura só protege o jogador caso ele permaneça abaixado mesmo no momento de atirar, a cobertura completa pode proteger o jogador mesmo com ele em pé, meia cobertura aplica um bônus na FD por poder de fogo de +2 enquanto a cobertura completa o bônus é de +4.

Bum Headshot

Disparos podem ser mortais como citado acima, embora no geral as regras de 3D&T não apliquem redutores maiores que apenas o dano normal, podemos assumir que numa campanha realista um critico pode ser um dano que incapacita, aleija ou ate mata, danos críticos passam a ser determinantes em tiroteios de modo que é possível que eles se arrastem muito em caso de azar ou acabem rapidamente em caso de sorte, caso o mestre aplique regras para forçar o critico ele deve pensar bem antes de aplicar essa regra em sua mesa, afinal dará aos jogadores a capacidade de eliminar ou prejudicar alvos com bastante facilidade. A regra funcionará de maneira simples, caso o jogador acerte um critico no inimigo e cause dano se rola um novo dado e se vê o estrago causado em uma pequena lista de injurias

Numero 1: Apenas o dano nenhum resultado extra.

Numero 2 a 3: Aleijamento/incapacitação, o alvo recebe um disparo que prejudica seriamente sua forma de lutar, caso atinja suas mãos ele sofre um redutor de -1 a -3 em poder de fogo pela dificuldade de mirrar de volta, caso acerte as pernas ele pode ficar incapacitado de fugir, de andar ou de usar vantagens relativas a velocidade alem de claro esquivar, o dano pode ser temporário ate receber tratamento medico ou permanente no caso de amputações onde o personagem lesionado deve ser alvo de treinamento para poder continuar com suas habilidades normais mesmo com a nova deficiência ou receber próteses que permitam ele ignorar a deficiência, em ambos os casos um tempo de adaptação será necessário.

"Bum... Meme manjado"


Numero 4 a 5: Hemorragia / Ferimento serio, o disparo atinge um órgão, uma artéria ou esmigalha um osso do tórax, o ferimento é serio e provoca hemorragia interna provocando um perda de 1 pv em caso de osso fraturado ate 3 pvs em caso de artéria rompida ate o alvo receber tratamento medico, um teste bem sucedido de primeiros socorros com dificuldade de -1 a -2 já é o suficiente para impedir a perda de pvs temporários mais o alvo esta fora de combate, continuar combatendo vai fazer as feridas reabrirem ou seu estado se agravar voltando a sangrar.

Numero 6: Ferimento mortal, tiro na cabeça, pescoço, coração, o alvo do disparo é reduzido a quase morto no teste de morte imediatamente ou dependendo do narrador ate mesmo reduzido a morto, não há mais o que fazer a menos que queiram técnicas de cura tão incríveis como as de king’s man.

Chumbo Trocado

Disparos diferentes podem ser usados para manipular o campo de batalha, assim como espadas não são tacapes afiados para serem balançados como se fossem algo grosseiro e pesado, armas possuem usos mais óbvios do que disparar no homem do outro lado e torcer para acertar.

Disparo de Precisão: Tal manobra aposta em acabar com a luta rapidamente, o sniper ignora a tabela de efeitos críticos escolhendo o efeito que deseja, mais o disparo de precisão é mais difícil do que parece, ao gastar 5pms o atirador pode obter um critico com os resultados 4, 5 e 6 alem de escolher o efeito na lista de injurias, contudo com um resultado 1, 2 ou 3 o adversário  terá um bônus de FD+3 e você não terá o dano critico, isso ocorre pois tiros de precisão ou são mortais ou são inúteis, vento, distancia, movimentação do alvo, tudo isso pode e vai dificultar o acerto.

Rajada em Linha: Com a vantagem tiro múltiplo o personagem pode lançar uma rajada de tiros em linha, a rajada será de quantas balas ele puder atirar ou escolher atirar, mais o efeito será diferente, ao invés de 1 FA para cada disparo, o jogador só lançará 1 FA com 1 dado para cada bala lançada, o adversário contudo só terá 1 FD normal, se o adversário esquivar , ele evitará todos os disparos, usar essa manobra exige o gasto de 2 pms alem de 1pm para cada dado jogado como em tiro múltiplo normal.

"Alguém pediu fogo de fogo de supressão?"


Rajada em Arco: Uma alternativa para quem tem H baixa e/ou não tem tiro múltiplo, uma rajada em arco funciona parecido com toque de energia, para cada 2pms gastos você vai poder jogar 1d+PdF ao invés de Habilidade, e atingir todos os inimigos a sua frente, o limite de dados girados é igual a seu PdF.

Tiro de Supressão: Tal manobra só pode ser usada com um numero de tiros mínimos de 4 por turno, com um custo extra de 1 pm por tiro, claro que essa manobra só pode ser usada em conjunto com tiro múltiplo, o tiro de supressão ainda que não atinja o inimigo causa nele um efeito psicológico e funciona como uma área mortal, onde se ele mostrar uma parte do corpo pode ser atingido, inimigos suprimidos recebem um redutor de FA de -3 enquanto a supressão continuar.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O Mestre da Masmorra

o que games me ensinaram, nessa época que se dizer nerd esta em alta mais cada vez mais fica claro pra mim que ser nerd continua sendo mau visto, pensei nesse post que não acrescenta nada, ou talvez sim, games não eram pra mim sobre gráficos mais sobre diversão e aventura e como toda obra humana, pode nos mostrar muita coisa. Então, o que os games me ensinaram?
Que os herois podem ter qualquer aparência.
Podem ter qualquer sexo.
Que mais importante que o destino é a jornada.
Que não existe vergonha em pedir ajuda quando se precisa durante ela.
Que poder e sabedoria podem construir um mundo mais a coragem pode transforma-lo.
Que é necessário muito mais coragem para não lutar, e transformar inimigos em amigos.



sábado, 22 de dezembro de 2018

Especial de Natal


Krampus

"O que um guerreiro imortal, capaz de voar e que anda ao lado dos deuses pode temer?"

Preso Pelos deuses em uma rocha o monstruoso Krampus, antes um igual ao povo luminoso, decaiu em sua selvageria e ambicionou tocar o mundo com suas mãos e sangra-lo.
Com um gosto apurado por pecados principalmente os infantis, a criatura terrível alimenta sua imortalidade e poder devorando humanos, principalmente crianças, mantido preso no ventre da terra o poder da magia que aprisiona Krampus enfraquece sempre ao dia 5 de dezembro onde ele se ergue das profundezas com pesadelos a seu serviço, grande é o poder do monstro mais sua capacidade de mentiras e enganações não ficam atrás, levando pessoas a fazerem seu serviço sujo quando necessário, preferindo sempre a corrupção a violência mais vendo em uma combinação de ambas um chave para terminar seu intento final.
"Primeiro voarei alem das auroras boreais, o povo brilhante que me prendeu morrerá empalado nas estrelas e então governarei o mundo inteiro"

Krampus

F7 (corte) H4 R7 A8 PdF5 (fogo)

Vantagens: Demonio, Magia negra, Magia elemental, ataque múltiplo, inimigo (humanos, humanoides e semi humanos), Membro elastico (correntes) paralisia, pontos de magia extra x2, resistencia a magia, sentidos especiais (todos), manipulação, crime,sobrevivência.

Desvantagens : modelo especial, monstruoso

Critico aprimorado (inimigo): quando faz um ataque critico contra um inimigo sua força ou poder de fogo triplica ao inves de duplicar.

Halito de chamas: Krampus pode escolher usar um movimento para atacar livremente com uma magia de fogo que cause dano direto, tal poder so pode ser usado 1 vez por turno, num numero maximo de utilizações igual a H de krampus +1.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Trevas na Terra de Santa Cruz


Começo de um novo cenário, espero que gostem, por hora apenas uma introdução


Trevas na Terra de Santa Cruz

Talvez você já esteja cansado de ouvir essa historia, contudo faz parte da historia a repetição, que esse escrivão de uma das mais velhas terras desse pais tão jovem possa ser de alguma valia, pois se a historia é conhecida talvez a forma de contá-la pelo menos lhe agrade.

Descobrimento.

Era o ano de 1415, os Lusitanos, povo que havia se separado de Castilha mais estava cercado por essa pátria e pelo mar, em tempos de guerra santa na velha terra conquistaram Ceuta uma posição estratégica de importância que pertencia ao Califado do Marrocos, invasão terrível, o espírito de conquista dos Lusitanos iniciaram nessa conquista um processo expansionista que os traria aqui quase 100 anos depois, uma vez que provado seu poder e com a possibilidade de se expandir para o mar foi isso que fizeram, escapando do julgo de Castilha que ficou com Ceuta que ate hoje não foi devolvida ao Califado.

Esse ímpeto de viajar por novas terras e descobrir novas rotas para o oriente rapidamente contaminou todo o velho mundo , ainda que os Lusitanos estivessem na frente foi , ao menos dizem que foi, o Genovês Colombo a primeiro descobrir o que se chamou de novo mundo, com uma esquadra de 3 navios e sob proteção e benção dos reis de Castilha, Colombo acreditando que a terra era redonda navegou em linha reta acreditando que singraria o grande mar e chegaria ao oriente, quando na verdade chegou a uma nova terra, incompetente como poucos Colombo não conseguiu identificar a terra como algo diferente do oriente inicialmente e apenas depois foi sabido que um novo continente tinha sido descoberto, época essa que o italiano Americo, pilantra de marca maior e demagogo tão talentoso que conseguiu entrar para a historia por coisas que nunca fez, clamou para si a descoberta da nova terra que como homenagem a si próprio chamou de America.

Enquanto os aventureiros se ocupavam em discutir sobre glorias, a península itálica queimava com guerras constantes, Genova, Veneza e Florença continuavam a lutar por anos num estado de guerra infindável, cidades estados ricas, Veneza possuía um acordo com o sacro império que permitia o escoamento de especiarias do oriente, Genova e Florença por outro lado desgostosas com esse acordo financiaram muitos aventureiros inclusive entre os Lusitanos para que um novo caminho para  o oriente fosse encontrado, dinheiro esse que financiou a maior esquadra de sua época para “descobrir” um caminho para as índias, a frota de Cabral, aventureiro que supostamente descobriu a terra onde vivemos foi maior que as espedições que encontraram a America, conquistaram o peru, conquistaram o México e a que de fato descobriram um caminho para o oriente o cabo da boa esperança, juntas, com um total de 14 embarcações, fica difícil crer que tudo isso estava sendo arriscado em uma rota onde não se sabia exatamente para onde se ia.

Essa duvida possivelmente será engolida pela historia, a descoberta dessa terra foi um acidente de percurso ou algo planejado? Afinal de contas Cabral seria tão incompetente para se afastar tanto assim da Africa e se aproximar daqui por engano? Já eu acho uma ingenuidade grande que uma esquadra tão poderosa desviaria seu caminho apenas para “ver o que existe do lado de cá do globo” ainda mais financiada por nobres e novos ricos de Florença e Genova. Acidente ou não em 22 de Abril de 1500 os portugueses chegam a Bahia de Todos os Santos e clamam posse desse pais que viria a ser conhecido como Terra de Santa Cruz.

Episodio esse contado por nossos professores de forma tediosa, os santos e Deus sabem que eu como escriba dou grande valor aos mestres do conhecimento, mais nossos bons mentores deveriam romantizar menos, uma vez que tudo era mais precário do que parecia, não por falta de investimento mais pela época mesmo, os homens que vieram ate essa terra estavam doentes, mau nutridos, a semanas no mar e um fato engraçado, o cronista Pero Vaz de Caminha que registrou a historia e fez uma carta que é quase uma obra de arte nem era um escriba de oficio e sim o contador que trabalharia na feitoria que estabeleceriam em Calicute, ainda que a carta do senhor Caminha de fato seja inspiradora, onde ela descreve um grande sentimento de grandeza e otimismo que infelizmente não se concretizou.

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Para Baixar

Eu Odeio o Mundo das Fadas


Um pac com todas as revistas dessa serie maravilhosa cheia loucuras e uma historia louca como muitos gostam, podem baixar, pois vale muito a pena.
Acessem tambem o site Quadrinhos Inglorios e boa sorte na leitura sei que gostaram.