Um Herói Esquecido ou Nunca Conhecido
Certa vez em 1997 Akira Toryama criador de Dragon Ball em uma entrevista afirmou que "Son Goku de dragonball não luta pelo bem dos outros e sim porque quer enfrentar caras fortes" já em outra entrevista dessa vez em 2015 ele novamente afirmou "embora ele acabe salvando a todos como resultado de suas ações, ele tem uma sinceridade muito pura pelo desejo de se tornar mais forte, o que eu mais queria ressaltar é que talvez ele nem seja uma pessoa boa de verdade embora acabe fazendo o bem por consequência". Tais palavras vindas do autor da obra que tantos amam foi capaz de mudar a percepção que embora nunca acertada estava próxima de certa sobre um grande herói da ficção moderna, sobre Son Goku.
Opiniões distorcidas sobre Goku, como ele não ser um bom pai, o que não é o caso. Já são velhas em dragonball, poucos conseguiram ver o Goku real por suas mudanças sutis e seu arco estático que se arrasta por muito tempo para ter mudanças mais todos tinham pelo menos uma certeza, Goku era uma pessoa boa, mas as palavras de Akira incendiaram a fan base e logo tudo mudou, o velho herói passou a se um homem egoísta e idiota, razão para a qual eu abandonei o recente dragon ball super e ainda não dei chances ao Daima, pois eu afirmo, Toryama, mesmo sendo o criador de dragon ball nunca entendeu Goku.
O Mundo Havia se Esquecido de Son Goku
No manga de dragon ball, na saga de Cell é dito que o mundo havia perdido as esperanças na vitória, com o Androide tendo vencido policia e exercitos, ate mesmo a fé nos seus campeões a humanidade perdeu, campeões esses que foram marginalizados por décadas de paz. Mas também é dito que a humanidade havia se esquecido do garoto que venceu Picollo, do homem que encerrou a ameaça dos sayajins e de Freeza, assim como aconteceu naquela terra fictícia, nosso mundo se esqueceu de Son Goku, as palavras de Akira sobre suas intenções fizeram muitos olharem para um guerreiro e verem um paspalho, mas se formos falar de entrevistas e palavras do Toryama, ele já admitiu que muitas pessoas sabiam mais de sua obra que ele próprio.
Toryama levava seu trabalho de maneira bem despretensiosa, o que em retrospecto é impressionante o quanto fez sucesso uma obra que pareceu ser levada com pouco esmero pelo roteiro, ele esquecia de plots, de personagens e mais de uma vez admitiu que esquecia de poderes, nomes e elementos centrais da historia.
Se Akira não lembra quem é Goku, me permita lhe lembrar, ainda no começo de Dragon Ball quando o pequeno Goku e a Bulma adolescente começaram sua viagem em busca das esferas do dragão, ambos encontraram a tartaruga do mestre Kame perdida em terra e precisando de ajuda para chegar ao mar, o pequeno guerreiro vendo alguém necessitado resolveu atender sem nem saber se seria recompensado, diante de dificuldades como bandidos querendo devorar a tartaruga, Goku os enfrentou, diante da incapacidade dela se mover rápido, ele a carregou para o mar com as próprias forças e por caminhar 120km com uma tartaruga gigantesca nas costas ele ganhou sua nuvem voadora e conheceu seu futuro mestre.
Ainda nessa época, quando criança enfrentando o general Blue, nosso pequeno guerreiro estava prestes a ser derrotado pelo vilão que se distrai ao ver um rato, diante disso Goku consegue vencer Blue e a caverna onde estava ocorrendo a luta começa a desabar, buscando retribuir o favor Goku preserva o rato e faz um grande esforço para resgatar o animal para o qual ele devia a vida.
![]() |
Não deixe os memes te enganarem. Goku já foi seu herói um dia. |
Quando Tao PaiPai enfrentou o pai do pequeno Upa e o matou, Goku decidiu que usaria o desejo das esferas para reviver o pai de seu amigo, tal atitude na verdade o prejudicaria, pois ele havia começado essa aventura em primeiro lugar para resgatar a esfera de quatro estrelas, herança de seu avô para ele.
Quando Goku estava enfrentando o Devilman esse usou no pequeno uma técnica que o explodiria caso houvesse maldade nele, que não importa o quanto alguém queira parecer bonzinho sempre existe algum nível de maldade e por isso essa arte era invencível, contudo Goku nada sofreu por esse ataque.
Quando Kuririn é morto por Tamborin, Goku é tomado pelo ódio, ele não fica empolgado em enfrentar um oponente forte, ele não esta preocupado em se testar, ele deseja matar o monstro que matou seu amigo, ele não esta lutando por si mesmo e contra o poderoso Picollo Daimaoh em nenhum momento ele ficou empolgado pela força do senhor do mal. Quando o rei demônio é vencido não havia empolgação por derrotar um oponente forte, Goku chora por ter conseguido vingar seus amigos, Kuririn e mestre Kame, que em sua concepção estavam mortos e com Shenlong destruído não seriam revividos, não foi um acidente ele lutou por justiça.
Foi essa nobreza que fez Kami Sama restaurar o Shenlong, ele não estava disposto pois os humanos usavam os desejos de forma egoísta mais Goku era diferente.
Começa a Saga Z e Goku descobre ser de uma raça de conquistadores interplanetários, quando seu irmão o confronta com a verdade de sua natureza ele pergunta se não fazia o sangue dele ferver, mais Goku responde que preferiria morrer a massacrar pessoas inocentes.
São inúmeros os momentos que Goku prova-se como alguém bom, embora a vontade de Toryama em algum momento possa ter sido fazer o seu protagonista uma pessoa meio egoísta, toda trajetória do Goku mostra que ele fazia o bem porque era uma pessoa boa., Goku não fazia o bem por querer, na verdade coisas extraordinárias ocorriam na vida dele porque ele fazia o bem antes de esperar alguma compensação e pelo próprio objetivo de fazer o bem, não por acidente.
Varias vezes ele é descrito como alguém que dava esperanças a todos antes mesmo de descrito como alguém forte, se sacrificando ao final do torneio de Cell para salvar a terra porque na visão dele era a única maneira de faze-lo. Negando ser revivido pela percepção que as ameaças a terra são em parte culpa dele, que os vilões o buscam vencer e para manter a terra segura ele permanece morto mesmo podendo reviver. Sim Goku gosta de lutar, gosta de lutas justas, toma riscos em prol de sua paixão pelas batalhas mais todos os riscos são calculados, quando algo sai de errado é mais porque ele foi incapaz de ver o quadro todo e menos por puro egoísmo.
Sim o criador de Goku nunca o entendeu, a maior parte das pessoas nunca o conheceram de fato, sendo confundidas pelo Goku dos memes e no geral o mundo se esqueceu de Son Goku, talvez contudo agora você se lembre que ele não é de verdade o idiota que não sabe o que é um beijo na boca, que ele viveu como um homem justo, que amou sua esposa e seu filho, que lutou pelo bem sempre que pode e varias vezes esteve disposto ao sacrifício máximo pelo bem comum, sim, você que esta lendo isso pode ter se esquecido mais Goku um dia já foi o seu herói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário