Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de junho de 2025

O Mestre Da Masmorra

 RPG é Sobre Regras?

No passado uma vez postei um monstro num fórum, o monstro não possuía uma ficha, apenas descrições, tal como "armadura equivalente a uma armadura pesada, armas semelhantes a um machado, um monstro corpulento e lento mais resistente" isso faz muitos anos agora, regras sempre foram a parte que eu menos aprecio em um rpg, embora não seja exatamente da vertente storyteller que se orgulha em não conhecer regras, ao contrario eu as valorizo, mais são a parte que eu menos valorizo, regras para mim sempre foram uma sugestão, um principio, mais uma pergunta que uma afirmação, afinal porque magia PRECISA funcionar como o livro diz? Bom não precisa, então fui pego de surpresa quando o primeiro post resposta foi "cadê as regras? sem isso esse monstro não vale nada, qualquer um pode pegar uma descrição na net isso não vale nada" para mim tal afirmação foi simplória, afinal eu poderia ter entrado em um blog de rpg e roubado as regras, historia não é a única coisa que se pode pegar na net, mas essa valorização das regras é um reflexo real do rpg, cada vez mais presente e agravado pelos canais de combos no youtube, AH ISSO É RUIM, O RPG FICOU MASSIFICADO EM REGRAS. Sem alarmismos agora, a hiper valorização da parte rígida do rpg para mim sempre pareceu com a dificuldade das pessoas de criarem através da leitura, acho que isso se deve a nossa falta de leitura e dificuldade de interpretar textos, não vai haver grandes revelações ou epifanias nesse texto, apenas quis colocar um pensamento para fora e imaginar se algumas das minhas ideias para as quais não consigo por em regras, poderiam ser postas no blog, e o porque de não poderem se a resposta for negativa.

4 comentários:

  1. eu penso que os jogadores e os mestres de jogo deviam saber mais sobre interpretar e mestrar do que focar totalmente nas regras dos sistemas. eu sempre tive essa dificuldade em entender melhor a interpretação de personagem no rpg de mesa. a grande maioria dos canais de rpg no youtube não ensina um incauto a interpretar melhor seu personagem, ensinam, porém, a como combar, a como otimizar bem a ficha de personagem. se eu quisesse combar eu jogaria outra coisa em vez de jogar rpg de mesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o rpg ficou muito relacionado a regras de fato, não que elas não sejam necessárias, claro que são, mas em muitos casos vejo elas como uma forma de prender a imaginação ao invés de solta-la.

      Excluir