Powered By Blogger

sábado, 30 de dezembro de 2017

O Mestre da Masmorra

Arquearia

Quando pensamos em arcos não estamos pensando numa arma antiquada e simples e sim em um dos mais elaborados saltos tecnológicos da historia da humanidade, nos tempos antigos em questão de batalha, em questão de aça, ataque e defesa, a distancia era um problema real a se vencer, lanças não alcançavam grande distancia se valendo da força do braço, com a criação do arco as distancias começaram a ser vencidas.



Como invenção militar o arco é uma das que mudou a face da guerra, nos tempos em que ele foi a tecnologia de ponta nos campos de batalha vários senhores da guerra conquistaram grandes partes do globo através da força de seus arqueiros que se tornaram lendários, tal como os do general Gengis Khan.

As pontas de flecha possuem uma grande variedade de tipos. Quem pensa que as variações de pontas de flechas utilizadas pelos personagens de HQs Gavião Arqueiro e Arqueiro Verde são fantasia, está enganado. Ao longo dos séculos muitos tipos de pontas de flechas foram inventados e aprimorados para as mais variadas funções. Basicamente as flechas se dividem em três tipos básicos: combate, caça pequena e caça grande.

As flechas para caça, tanto para presas pequenas quanto para presas grandes, têm as mesmas características estruturais para causar dano. Elas possuem uma forma triangular menos alongada que as de combate para possibilitar uma maior área de entrada na presa e assim desabilitá-la rapidamente, não lhe dando chance de fuga. Pelas imagens abaixo vocês perceberão que as dimensões também são diferentes. As para presas de pequeno porte são menores para uma rápida ação a curta distância, quase sempre em meio à floresta. Já as para presas de maior porte possuem uma área muito mais ampla, para potencializar o ferimento, e com abas laterais para que a flecha não dê à presa a possibilidade de fuga.

As flechas de combate têm um formato um pouco diferente. Elas são mais alongadas, pois sua função é causar dano em adversários cobertos de proteção – escudo, armadura, cota de malhar e proteção acolchoada, quando não todas elas. Cada um dos tipos era indicado para um tipo de proteção. Por exemplo as imagens 4 e 7 eram indicadas para para cotas de malha e vestimentas acolchoados, enquanto as de número 1, 2 e 3 para armaduras e escudos. Nos aprofundaremos mais na postagem sobre os mitos dos combates com arcos na Idade Média.

Tipos de Arco

Quanto ao seu formato eles tinham uma maior variação, desde o simétrico arco em linha reta (a) até o triangular com aderência (h). Entre eles tínhamos o arco em linha reta curvo (b), arco em linha reta com duas curvas (c), o arco assimétrico (d), o arco com curvatura dupla (e), o arco com quatro curvas (f) e o arco triangular (g). Todos esses formatos tinham suas explicações e justificativas regionais, culturais ou funcionais.



Quanto ao seu tamanho podemos dizer que existem os arcos curtos e longos. Existe muita controvérsia quanto o tamanho exato de um e de outro, mas podemos dizer que os arcos curtos mediam até 1,20m e os longos acima disso, podendo chegar à 2 metros de comprimento. Por sua potência ligada ao tamanho sabe-se que os arcos curtos tinham um desempenho menor, sendo mais utilizados para caça, enquanto os longos, que poderiam atingir perto de 400 metros de distância, mais utilizados para combates. Mas mesmo isso pode ser debatido se levarmos em conta a questão dos arcos compostos, mas veremos isso em outro momento.

Dentre estas três variações apresentadas – estrutura, formato e tamanho – foi criada ao longo da história, e pelo mundo à fora, uma grande variedade de tipos. Por exemplo, o arco clássico inglês é um arco plano, reto e longo. Já um arco mongol é um arco muitas vezes composto, curto e com quatro curvas.

Como já vimos até agora a definição de arco passa a ideia de um objeto alongado de madeira, preso por uma corda, com a função de projetas flechas. Esta é a definição de todos os arcos. Mas mesmo dentro deste universo de simplicidade temos muitas variações fazendo eles se dividirem quanto à estrutura, formato e tamanho.

Como já dissemos antes os arcos podem ser divididos quanto à sua estrutura. Os arcos planos são aqueles construídos a partir de uma peça única de madeira podendo ser chamados também de arcos laminados. Já os arcos compostos eram produzidos a partir de duas palas feitas de cornos de animais ou madeira, que se iniciavam no centro e se curvavam individualmente até as pontas. Seu formato assimétrico permitia ter um tamanho reduzido sem perder a força nos disparos, mas era extremamente frágil, além de ser afetado pela umidade. Por seu tamanho menor eles eram mais utilizados por arqueiros em montarias.

Tecnica de Luta: Arco. Custo 1 ponto

Abaixo algumas técnicas para arco.

 


Movimentação: Permanecer parado é ficar vulnerável, saltar, desviar ou mesmo rolar pelo chão te garantem permanecer vivo enquanto revida ataques. Gastando 1pm você recebe um bônus de +2 em testes de esquiva.

Munição Improvisada: Caso você possua a desvantagem munição limitada, ou ela seja obrigatória em sua campanha, você pode gastar 1pm para realizar ataques extras com PDF apos sua munição ter se esgotado.

Tiro Duplo: Carregando uma flecha extra na mão você pode rearmar o arco rapidamente e atacar caso possua tempo para isso. Você pode gastar 1pm para realizar um ataque com um movimento ao invés de uma ação.

Choque de disparos: você é capaz de atirar contra flechas do oponente as neutralizando em pleno ar. Você pode gastar 2pms e somar o seu poder de fogo a sua habilidade em testes de esquiva. se possuir poder de fogo 3 e habilidade 2 por exemplo, poderá jogar sua esquiva como se possuísse habilidade 5.

Rajada: Parando de se mover e pegando flechas em rápida sucessão você pode, enquanto estiver parado, adicionar ao custo de 1pm, um dado amais de dano a cada FA que fizer contra um oponente.

Olho de Águia: Treinado em arquearia você pode utilizar sua memoria muscular para maximizar sua precisão e dano. Sempre que causar ao menos 1 ponto de dano no oponente com PdF você pode gastar 1PM e receber um bônus de FA+3 para o próximo ataque com PdF.

Tiro mortal: você pode gastar 2 pms para mirar diretamente em um ponto desprotegido ou area mortal do inimigo, caso conseguir um 5 ou 6 numa jogada de FA o tiro sera considerado um critico e ainda por cima um ataque vorpal, com qualquer outro resultado o tiro terá errado o alvo. obs, o efeito é comutativo com vantagens como ataque especial perigoso,  caso o custo seja pago, sendo um efeito critico com 4,5 ou 6 nesses casos.

Disparo Pesado: Um disparo com uma ponta mais perigosa ou um arco de mais libras, tal disparo pode facilmente derrubar oponentes perigosos. Gastando 2pms você pode dobrar seu PdF em um ataque.

Destruir escudo: Usando pontas mais redondas ou mais pesadas você pode danificar a armadura do oponente,gastando 2pms ao realizar ataques com PdF e causar dano você faz com que o oponente tenha que realizar um teste de A, em caso de falha ele recebe -1 de armadura para cada ataque e teste falhado, o redutor dura ate o final do combate.

Tiro do caçador: Ao usar pontas com ganchos ou pontas especiais que deixam uma ferida grande aberta o arqueiro pode causar um ferimento difícil de se curar em um alvo, gastando 1pm para realizar um ataque você faz com que o alvo , caso ferido, precise passar em um teste de A, em caso de falha começa a sangrar e perder 1pv por turno em decorrência do ferimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário